O Governo do Estado, a Urbanização de Curitiba (Urbs) e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) fecharam acordo nesta quarta-feira (27/03) para realizar uma pesquisa inédita sobre a origem e o destino dos passageiros que utilizam a Rede Integrada de Transporte (RIT), que atende a Capital e outros 12 municípios.
O objetivo é estabelecer o custo real da passagem de ônibus de cada linha que compõe a Rede Integrada de Transporte de Curitiba e região. A opção feita em conjunto por todas as partes foi pela realização de uma pesquisa domiciliar, com os custos divididos em três partes iguais.
A escolha da metodologia foi técnica, uma vez que permitirá fazer o zoneamento, conhecer os diferentes deslocamentos dos usuários, as distâncias percorridas em ônibus, a pé, de bicicleta ou com outro meio de locomoção. Desta forma, o levantamento abrangerá um contexto maior e ainda poderá incluir a sistematização dos dados da bilhetagem eletrônica e outras ações que forem necessárias conforme a demanda levantada.
Na reunião foi acordada ainda a realização de três reuniões técnicas. Uma para a operacionalização e efetivação da pesquisa origem/destino; outra, até 7 de maio, para a estrutura de custos das tarifas, com um possível convênio para solucionar a questão; e um terceiro encontro, a partir de 8 de maio, para manter a Rede Integrada de Transporte.
O grupo também elegeu o diretor de Transportes da Comec, Carlos do Rego Almeida Filho, secretário-executivo das três próximas reuniões, das quais devem participar um representante e assessores jurídicos de cada parte.