OPINIÃO RIC é um espaço no qual o Grupo expressa seus pontos de vista sobre temas relevantes ao estado e ao país. A RIC acredita que este posicionamento reforça sua missão, que é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. O Editorial vai ar às quartas-feiras, no RIC Notícias, apresentado por Alessandra Consoli, e é reproduzido nos demais veículos do Grupo.

O Editorial desta semana trata dos desdobramentos da Operação Lava Jato e do papel da Justiça Federal de Curitiba no processo.

O Paraná no olho do furacão 

O Paraná está no epicentro do mais recente escândalo envolvendo a Petrobras e dezenas de políticos de vários partidos e regiões do país.

Os depoimentos do ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso em Curitiba, são essenciais para esclarecer a série de irregularidades bilionárias que estão sendo investigadas.

Roberto costa está detido em Curitiba porque partiram daqui os processos da Operação Lava Jato que investigam desvios de R$ 10 bilhões e que desaguaram agora na maior empresa brasileira.

Segundo a Justiça, o pivô da Lava Jato é o doleiro Alberto Youssef, estabelecido em Londrina e também preso na capital paranaense.

A Justiça Federal e a Polícia Federal no Paraná são, portanto, peças-chave para o esclarecimento dos fatos e a montagem dos processos que resultem na devida punição dos culpados.

Só dessa forma teremos o amadurecimento das instituições e da gestão pública no país.

Corrupção com dinheiro público é um câncer que precisa ser permanentemente combatido, seja na esfera federal, estadual ou municipal.

Ao mesmo tempo em que é lamentável ter um paranaense como operador de um mega-esquema fraudulento, é muito positivo ver que o contraponto existe e atua com rigor.

Reconhecido como um dos maiores – senão como o maior especialista – brasileiro em crimes de lavagem de dinheiro, o juiz Sérgio Moro vem fazendo um trabalho minucioso e que – até agora – tem evitado que tecnicalidades jurídicas resultem em impunidade dos envolvidos.

Que caiba a ele, um técnico discreto e rigoroso, professor da Universidade Federal do Paraná, tamanha responsabilidade, é sinal claro do quanto o Paraná tem bons exemplos a oferecer ao país.

Veja o vídeo do Editorial no RIC Notícias