Por Laila Kearney
NOVA YORK (Reuters) – Os contratos futuros do petróleo avançaram nesta sexta-feira, com preços impulsionados por tensões no Irã e pela prorrogação dos cortes de produção da Opep e seus aliados, mas com os ganhos sendo limitados por dados econômicos sem direção comum.
Os futuros do petróleo Brent fecharam a 64,23 dólares por barril, alta de 0,93 dólar, ou 1,47%. Já os futuros do petróleo dos Estados Unidos encerraram a sessão a 57,51 dólares o barril, um avanço de 0,17 dólar. Na quinta-feira, o mercado nos EUA permaneceu fechado por conta de feriado nacional.
Ambos os valores de referência marcaram retrações na semana, à medida que preocupações a respeito de uma desaceleração econômica mundial compensaram riscos à oferta. O Brent registrou uma perda semanal de 3,3%, enquanto o WTI cedeu 1,8%.
A guerra comercial entre EUA e China prejudicou as perspectivas de crescimento da economia global e da demanda por petróleo, mas as negociações serão retomadas na próxima semana, em uma tentativa de resolução do impasse.
“O setor está mantendo um sentimento forte, colocado em movimento nesta semana por expectativas crescentes de uma desaceleração econômica global impactando a demanda por petróleo”, disse em nota Jim Ritterbusch, da Ritterbusch and Associates.
(Reportagem adicional de Shadia Nasralla e Bozorgmehr Sharafedin em Londres e de Colin Packham em Sidney)