Por Nia Williams
CALGARY (Reuters) – Os preços do petróleo caíam em uma sessão pouco movimentada nesta quinta-feira, pressionados por dados apontando uma retração menor que a esperada nos estoques do produto nos Estados Unidos e por preocupações a respeito da economia global.
O petróleo Brent recuava 0,64 dólar, ou 1 por cento, a 63,18 dólares por barril, às 14:55 (horário de Brasília).
O petróleo dos Estados Unidos caía 0,54 dólar, ou 0,94 por cento, a 56,8 dólares por barril.Os volumes negociados eram baixos devido ao feriado de 4 de julho nos EUA.
Os mercados pareciam em grande parte indiferentes à apreensão pela Marinha Real britânica em Gibraltar de um navio petroleiro de grande porte, que possivelmente transportava petróleo iraniano para a Síria. Nos últimos meses, as tensões entre EUA e Irã cresceram em meio a misteriosos ataques sobre navios-tanques no Golfo de Omã.
A Administração de Informação sobre Energia (AIE) dos EUA reportou na quarta-feira uma diminuição semanal de 1,1 milhão de barris nos estoques de petróleo do país, valor muito abaixo da queda de 5 milhões apontada pelo Instituto Norte-Americano de Petróleo no início da semana.
“Os dados de estoques não são de modo algum positivos para os preços. Eles não só mostraram que os estoques caíram menos que o esperado, eles também caíram bem menos que o reportado pela API na véspera”, escreveu o Commerzbank em nota a clientes.
(Reportagem adicional de Noah Browning e Colin Packham)