Por Julia Payne

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do petróleo se recuperavam nesta quarta-feira, após uma queda acentuada na sessão anterior, quando a decisão da Opep e aliados de estender os cortes na produção não foi suficiente para conter as preocupações dos investidores sobre a desaceleração da economia global.

O petróleo Brent subia 0,69 dólar, ou 1,11%, a 63,09 dólares por barril, às 12:03 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,28 dólar, ou 0,5%, a 56,53 dólares por barril.

Ambos os contratos de referência caíram mais de 4% na terça-feira devido a preocupações com a desaceleração da economia global.

Os preços eram apoiados por uma forte abertura do mercado de ações dos Estados Unidos e por dados mostrando uma redução nos estoques norte-americanos de petróleo.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, como a Rússia, concordaram na terça-feira em estender o prazo de cortes na oferta de petróleo até março de 2020, quando os membros superaram suas divergências para tentar elevar os preços.

“Tivemos uma correção muito forte na terça-feira, então, depois disso, uma pequena recuperação já era esperada. Globalmente, o mercado está preocupado com o potencial de crescimento da demanda por petróleo”, disse Olivier Jakob, da consultoria Petromatrix.

Nesta quarta-feira, a Administração de Informação de Energia (AIE) dos Estados Unidos mostrou uma queda de 1,1 milhão de barris na última semana, abaixo da queda esperada de 3 milhões de barris pelo mercado.

Na véspera, o Instituto Americano de Petróleo havia apontado uma queda maior.