Por Bozorgmehr Sharafedin

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do petróleo subiam nesta quarta-feira, após dados da indústria mostrarem que os estoques dos Estados Unidos caíram mais do que o esperado e com notícias de que grandes produtores norte-americanas evacuaram suas plataformas no Golfo do México antes de uma tempestade.

O petróleo Brent subia 1,76 dólar, ou 2,74%, a 65,92 dólares por barril, às 11:24 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 1,64 dólar, ou 2,84%, a 59,47 dólares por barril.

Dados do Instituto Americano de Petróleo (API) na véspera mostraram que os estoques de petróleo nos EUA caíram em 8,1 milhões de barris na semana encerrada em 5 de julho, para 461,4 milhões, em comparação com as expectativas dos analistas de uma queda de 3,1 milhões de barris.

Os números oficiais sobre estoques da Administração de Informações de Energia (EIA) do governo dos EUA devem ser divulgados ainda nesta quarta-feira.

As principais empresas de petróleo começaram a evacuar funcionários e restringir produção no Golfo do México depois que as previsões meteorológicas alertaram que uma perturbação tropical pode se tornar uma tempestade nesta quarta ou na quinta-feira.

O Golfo do México abriga 17% da produção de petróleo dos EUA, que está em cerca de 12 milhões de barris por dia (bpd).