Uma rara pintura, datada em 1865, será leiloada em agosto em prol da causa animal em Matinhos, litoral do estado. A obra que pertence ao artista John Henri Elliott, é uma das primeiras representações sobre tela da velha Curitiba do século XIX, ainda na época do Império. Intitulada “Cidade de Curitiba Capital da Província do Paraná”, a obra foi feita com a técnica de pintura têmpera – método o qual consiste em utilizar pigmentos de terra junto de uma mistura de água e gemas de ovo.

O leilão ocorre de forma online no dia 21 de agosto, a partir das 18h. Para participar basta fazer um cadastro prévio no site da Kronberg Leilões. O leilão será comandado por Helcio Kronberg e já possui um lance inicial de R$500mil.

Causa maior

De acordo com a empresa responsável pelo leilão, atualmente, a obra faz parte do acervo da família do advogado Osman de Santa Cruz Arruda, presidente do Instituto Brasileiro do Tribunal de Júri (IBTJ). Após vendida, o valor arrecadado será inteiramente revertida a causa animal.

“Esta aquarela pertenceu ao meu bisavô, Olegario Aires de Arruda. Mais tarde a obra foi dada de presente ao meu pai, Dr. Osman Arruda, neto de Olegario, que a tem guardada há mais de 50 anos”,

diz Gustavo Arruda, assessor parlamentar.