Professores em greve
A greve dos funcionários de escolas públicas e professores continua. Governo do Estado não apresentou nenhuma nova proposta. APP sindicato deu um prazo até quinta-feira para uma alternativa que, se vier, pode ser votada em Assembleia no sábado. Se tudo correr bem, e as partes se acertarem, a paralisação pode acabar na segunda-feira. Outras categorias ameaçam uma greve geral!
Proposta
Os professores, parece, esqueceram um pouco a ParanáPrevidência, assunto que querem resolver na justiça. A luta é, pelo menos, pela reposição da inflação no último ano, que é de 8,17%. Antes, estavam irredutíveis e esperavam 15.1% – determinado na lei do piso nacional. A administração ofereceu apenas 5%, que é o que dispõe a LDO. A reunião de terça-feira foi apenas para marcar outra reunião. Perda de tempo para os dois lados.
Ruim para alunos
Somando a paralisação de março com a de agora já são mais de 45 dias sem aulas. Péssimo para os alunos.
Fachin dá show
Foi assim que o Senador Álvaro Dias (PSDB), relator da indicação do nome do jurista do Estado, definiu a participação de Fachin. Certo é que a definição só sai na semana que vem, em plenário. Renan Calheiros, Presidente da casa, quer espezinhar um pouco mais o governo. Os votos serão fechados! Foi a sabatina mais longa da história, levou mais de 12 horas.
Fachin dá show – esquisito
O relator é tucano, e os que mais bateram contra o nome de Fachin também são. Vai entender! E não deu certo a conversa entre a Presidente Dilma e Renan Calheiros (PMDB). Ele continua tentando mostrar que o comando no Congresso Nacional é dele!
Fachin dá show – bancada
Bom por um lado foi ver os senadores paranaenses juntos na defesa de um nome. Esqueça: foi só desta vez!
FIEP
O atual presidente da FIEP, Edson Campagnollo enfrenta uma oposição acirrada por parte de alguns dos quinze vice-presidentes. Dois deles devem se unir: Valter Orsi, da ACIL e o Sindimetal Londrina, e Romell Barion, da Sincabima. Os dois dissidentes reclamam de promessas não cumpridas. O atual mandatário não quer falar do assunto e diz que pensa em organizar o pleito de agosto, com lançamento da eleição no mês de junho.
FIEP 2
Quem está na oposição não reclama da gestão e, sim, das promessas de não reeleição feitas. O fogo amigo é patente na federação. Ao todo, cem sindicatos podem votar. O orçamento anual é de mais de meio bilhão de reais. Os mandatos são de 4 anos.
REASSUNTANDO
Fundo previdenciário
Com a negativa do Ministério da Previdência Social do certificado previdenciário, a oposição ao governo Beto Richa se arma em Brasília. Os deputados estaduais já pediram aos parlamentares federais e senadores que peçam mais celeridade no julgamento do STF sobre a ação movida em 2007, justificativa usada pelo governo para a reorganização do fundo.
Fundo previdenciário 2
Na época, a justiça liberou que o Estado recebesse verbas espontâneas do governo federal mesmo sem o certificado. Para a base aliada, ministério da previdência não pode interferir na reorganização do fundo.
PMDB mais tranquilo
O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli pode se tranquilizar. Tem “peemedebista” grandão defendendo que ele continue na liderança da situação, na Assembleia Legislativa. Alegam que o partido mostra força, e que, dessa forma, evidenciam que faltam outros nomes fortes na base governista.
Lava-jato
Doleira Nelma Kodama dançou e tripudiou na CPI da Petrobras. Ela nega ter carregado dinheiro na calcinha. Foi música do Rei Roberto! É a certeza da impunidade.
Lava-jato
Em tempo: teve mais bate-boca no colhimento dos depoimentos. André Vargas, ex-petista, cassado e ex-vice-presidente da Câmara Federal, abraçou calorosamente os colegas, mas se reservou ao direito de permanecer calado. Ele pode, ainda não assinou delação premiada.
Vaso
O líder da oposição na Alep, deputado Tadeu Veneri (PT), responsável pela contratação do servidor que teria arremessado um vaso de flores, disse que o cc pediu para sair e pediu desculpas. Exoneração foi assinada na terça-feira a tarde.
O vídeo corre no What´s App. Veja aqui e tire suas conclusões: https://pr.ric.com.br/dia-a-dia/noticias/video-mostra-servidor-arremessando-vaso-do-alto-da-alep-no-dia-do-confronto-de-29-de-abril/
PEC 664
O projeto que fala do endurecimento de regras para acesso as pensões vai gerar rende ainda mais. Muitos destaques – alterações da lei – devem ser votados. O que fala dos cálculos e concessões pela previdência está queimando a mufa de muitos parlamentares. PMDB e PP vão continuar a endurecer para votar com o PT.