Um despejo irregular de sedimentos na Bacia do Iraí fez com que a distribuição de água fosse suspensa em oito bairros de Curitiba até a manhã deste sábado (6) e até a noite de sábado em outros dois bairros da capital, doze bairros de Pinhais, onze de Colombo e 17 em Piraquara. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o fornecimento de quatro bairros de Pinhais, seis de Curitiba e 17 bairros de Piraquara volta ao normal apenas no domingo (6).
Desde terça-feira (2), o abastecimento de água estava prejudicado para cerca de um milhão de pessoas na região metropolitana devido a poluição detectada na bacia. Na sexta-feira (5), o Instituto Água e Terra (IAT) notificou a empresa responsável por lançar de forma irregular os rejeitos.
Conforme o IAT, a empresa foi orientada a paralisar imediatamente as suas atividades de lavra, já que o excesso de sedimentos vem provocando redução no processo de tratamento de água da Sanepar.
REINCIDÊNCIA
Em junho e outubro de 2019, a mesma empresa já havia sido autuada por lançamento de efluente, diretamente no corpo receptor, sem o devido tratamento, com o agravante de interrupção do tratamento da água por parte da Sanepar. À época, a atividade foi embargada pelos órgãos ambientais.
Em agosto de 2020, em decorrência de descumprimento do embargo anteriormente promovido, a empresa foi novamente autuada devido a um recorrente escoamento superficial da água oriunda do tanque de decantação, que, inadequadamente, infiltra e percola por toda a área de várzea do rio Piraquara.