O consórcio responsável pela construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, localizada entre as cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (Paraguai), garantiu que a expectativa é de que a nova ligação entre os dois países seja entregue em setembro de 2022, daqui um ano.
Conforme o último boletim técnico divulgado pelo consórcio, e publicado no portal do DER/PR, a construção alcançou 70% de execução neste mês de setembro, enquanto no boletim de agosto, a execução era de 67%. Os investimentos na obra já se aproximam de R$ 162 milhões, de um total calculado em R$ 323 milhões.
- Leia também: Servidores públicos bloqueiam Ponte da Amizade em protesto, pedindo reposição salarial
De acordo com os responsáveis pela construção, algumas estruturas já foram finalizadas neste mês, como o posicionamento no vão central da ponte da terceira de um total de 37 aduelas metálicas (estrutura que formará a base da pista). Na margem paraguaia, o consórcio informou que foram tensionados os primeiros estais (cabos) verticais e iniciadas as pré-montagens de duas aduelas metálicas.
“No mastro principal, as execuções da Câmara de Estais tiveram um avanço significativo, com o início do posicionamento das fôrmas metálicas internas perdidas e a concretagem de parte das paredes da estrutura”,
afirma o documento.
O objetivo é que a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em construção desde agosto de 2019, tenha no final das obras 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros. Com duas pistas simples de 3,6 metros de largura, a nova ponte permitirá que veículos pesados provenientes do Paraguai e da Argentina deixem de transitar pelo centro de Foz do Iguaçu, além de desafogar a Ponte Internacional da Amizade, hoje principal ligação entre Brasil e Paraguai.