Redução no valor das faturas foi motivada pelo corte do abastecimento na cidade, em razão das fortes chuvas dos últimos dias

O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (19) um desconto de 20% na fatura de água e esgoto dos moradores de Maringá. O corte no valor da conta foi motivado pela interrupção do abastecimento de água na cidade, entre os dias 12 e 18 de janeiro, em razão de problemas causados pelas fortes chuvas que caíram sobre o estado.

O governador também anunciou a mudança do ponto de captação de água no Rio Pirapó, a perfuração de novos poços artesianos para o reforço do abastecimento e o início dos estudos de viabilidade técnica para o aproveitamento do Rio Ivaí como nova fonte de abastecimento do município.

Leia mais:

Abastecimento de água segue prejudicado em Rolândia e Maringá

Abastecimento de água em Maringá deve ser normalizado apenas no domingo 

Chuvas interrompem abastecimento em 13 cidades do Norte e Noroeste

O desconto de 20% será para todos os moradores, independente do consumo registrado. A Sanepar informa que quem não receber o desconto nesta fatura, receberá na próxima, já que em alguns locais a leitura já foi feita.

Também receberão um desconto os moradores das cidades de Londrina, dos distritos de Guaravera e Guairacá (de Londrina), e ainda de Cambé, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Nova Esperança e Wencelau Braz. Nestas cidades, o desconto será proporcional aos dias parados e somente para quem foi afetado.

Maringá sem água

As chuvas que atingiram o Paraná nos últimos dias inundaram as estações de tratamento da região e danificaram cinco motores. O abastecimento deveria ter sido restabelecido no último domingo (17), mas dois motores voltaram dos reparos com problemas e, por isso, foi preciso adiar o restabelecimento.

Os primeiros moradores a receber água, em função do transtorno do desabastecimento, começaram a armazenar o produto e o consumo aumentou em 30%, provocando falta para as pessoas ao final da linha. “Precisamos, também, da consciência das pessoas para o uso racional neste período”, afirmou Richa.

Sistema de rodízio 

A Sanepar implantou o rodízio em Maringá para atender toda a população. A cidade foi dividida em três setores: Setor A, Setor B e Setor C. Na segunda-feira (18), das 14 horas até a meia-noite, a empresa atendeu o Setor A. Desde a zero hora desta terça-feira (19) estão sendo atendidos os bairros compreendidos pelo setor B. Na quarta-feira (20), a partir da zero hora, será abastecido o Setor C.

O Setor A é compreendido pelos bairros: Ebenezer, Miosótis, parte do Imperial, Vila Esperança, Cidade Nova, Sumaré, Jardim Dias, Champagnat, Oásis, parte do Alvorada 2 e 3, Canadá, Paris, Hermann Moraes de Barros, Tuiuti, parte da Zona 7 e imediações.

Fazem parte do Setor B os bairros: Centro, Zonas 2 e 4, Vila Operária, parte da Zona 7, São Domingos, parte da Vila Morangueira, Novo Horizonte, Tabaetê, Vila Bosque, Jardim América, Liberdade, Requião, Paulista e imediações.

No Setor C estão os bairros Zona 5, parte da Zona 4, Itaipu, Ouro Cola, Jardim Olímpico, Itália, parte do Guaporé, Monções, parte do Iguaçu, parte do Thaís, parte do Hortênsia e Jardim Industrial. O sistema de rodízio será realizado até que todo o sistema de abastecimento seja normalizado. Nas regiões atendidas por poços artesianos o abastecimento permanece normal.

Uso racional

A Sanepar trabalha para restabelecer, o mais rápido possível, o fornecimento de água para toda a população. Para isto, as pessoas que já começaram a ser abastecidas devem usar a água de forma racional, evitando lavar calçadas e carros, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdício.