Nesta segunda-feira (30), foram aprovadas três importantes obras no Porto de Paranaguá, com investimentos de R$175,7 milhões que incluem uma nova campanha de dragagem, aquisição de novos carregadores de navios e obras de recuperação das vias de acesso ao porto.
“São investimentos consistentes, um dos maiores que o porto já conheceu, na busca permanente, ao longo do nosso governo para modernizar e garantir mais agilidade e eficiência ao terminal”, afirmou o governador Beto Richa. “As melhorias nos últimos anos garantem avanços que o Paraná e o Porto de Paranaguá deixaram de conhecer em anos anteriores quando, ao contrário, houve retrocesso”, disse.

Segundo ele, a expectativa este ano é de 50 milhões de toneladas movimentadas. “O Porto de Paranaguá vem obtendo sucessivos recordes de movimentação, sem filas de caminhões”, afirmou Richa.

 

DRAGAGEM – A maior parte do investimento será destinada para a realização da dragagem de manutenção. A empresa vencedora do processo licitatório foi a DTA Engenharia.

Ao todo, serão investidos R$ 115 milhões na obra, que compreende uma dragagem de manutenção dos portos de Paranaguá e Antonina: canais de acesso, bacia de evolução e berços de atracação. A obra será realizada ao longo de um ano e estima-se que sejam retirados cerca de sete milhões de metros cúbicos de sedimentos.

O governador disse que, atualmente, navios grandes não podem sair carregados porque o calado (profundidade) é baixo. “Com o investimento em aprofundamento da bacia e do berço de atracação será possível carregamento maior dos navios. Eles terão embarque à plena carga”, disse Richa.
Equipamentos – O governador também assinou o contrato com a empresa Tecnologia em Movimentação, vencedora da licitação para substituição de quatro carregadores de navios (shiploaders). A Appa investirá R$ 59 milhões na compra destes shiploaders, que vão proporcionar um ganho na produtividade de carregamento do Corredor de Exportação na ordem de 33%.

Beto Richa disse que se trata da primeira remodelação de grande porte que o Corredor de Exportação recebe em 40 anos. “Os atuais carregadores de navios, que são dos anos de 1970, estão obsoletos. A troca por equipamentos mais modernos irá dar mais eficiência e mais agilidade no embarque e desembarque de caminhões e navios”, disse o governador.

Os novos shiploaders têm capacidade nominal para embarcar duas mil toneladas de grãos por hora. Os equipamentos hoje existentes no Corredor têm capacidade nominal de 1.500 toneladas/hora. Além disso, os novos carregadores têm lança dez metros maiores do que os atuais, e são mais adequadas para carregar os navios cada vez maiores que atracam em Paranaguá.

As substituições dos shiploaders serão feitas de maneira gradativa, obedecendo a um cronograma que evitará a paralisação das operações. O prazo total para a instalação dos quatro equipamentos é de 22 meses.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que há muitos anos um governo não realizava um investimento deste porte no Porto. “É o esforço para garantir um porto eficiente, moderno e ágil que contribua para a geração de riquezas para o nosso Estado”, afirmou Richa Filho.

“Estamos trazendo novamente o Porto de Paranaguá para uma posição de destaque no cenário nacional”, destacou o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

 

VIAS DE ACESSO – No encontro, foi assinado um acordo de cooperação entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e o município de Paranaguá para obras em vias de acesso ao Porto. Serão investidos R$ 2,4 milhões em recursos próprios para a realização das obras.
“Este momento entra para a história de Paranaguá. Os investimentos anunciados pelo Governo do Estado demonstram não somente a preocupação com os trabalhadores do Porto, e sim com os toda a população do município”, disse o prefeito Edison de Oliveira Kersten.

O prefeito afirmou que a restauração da região retroportuária terá retorno significativo para a cidade, pois é por onde trafega número elevado de veículos pesados, que acabam deteriorando as vias, aumentando problemas relacionados à locomoção.

“O investimento no porto de Paranaguá gera mais riqueza para o município, mas aumenta ainda mais volume de tráfego pesado na cidade. O porto cresce e temos de olhar o que vai causar de comprometimento na área viária. Nossa preocupação é ter condições para receber essa ampliação, ter estrutura para esse aumento da capacidade”, afirmou Edison Kersten.

A Appa vai recuperar o concreto de dez vias de acesso ao porto, para melhorar o tráfego de veículos. As vias que receberão manutenção foram concretadas pela Appa, em 2004, mas desde então não receberam obras de manutenção ou melhoria.

Os reparos a serem realizados referem-se a trincas no piso, medidas preventivas de resselagem das juntas, limpeza dos dispositivos de drenagem (como bocas de lobo e caixas de ligação), além de recomposição das transposições de pavimentos em paver e recuperação de placas com afundamento parcial. Fica sob responsabilidade da Appa a realização e fiscalização das obras. À Prefeitura, caberá ordenar o trânsito na localidade e no entorno da obra.

O prefeito destacou que na última sexta-feira foi iniciado na região portuária a Patrulha da Limpeza, uma ação de higienização e limpeza realizada pela Appa em conjunto com a prefeitura e a câmara de vereadores.

 

DELEGACIA CIDADÃ – Durante o encontro com o governador, o prefeito Edison Kersten anunciou a doação, pela prefeitura, de um terreno de cinco mil metros quadrados onde o governo estadual instalará a Delegacia Cidadã de Paranaguá.
Segundo Richa, a construção de delegacias faz parte do pacote de ações do Governo do Estado para modernizar as forças de segurança, o que inclui ainda a reforma e ampliação de 14 unidades prisionais. “Vamos resolver a questão antiga de superlotação da delegacia de Paranaguá e de todo o Paraná”, disse.

O governador também assinou a lei que declara de utilidade pública estadual a fundação de apoio ao desenvolvimento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá e da Universidade Estadual do Paraná. Outro anúncio feito pelo governador é o lançamento, marcado para 07 de outubro, da licitação para operação e manutenção do Aquário de Paranaguá.

Acompanharam o governador os deputados estaduais Alceu Maron Filho e Alexandre Curi; os prefeitos dos municípios do Litoral, o capitão de-mar-e-guerra Francisco Dantas de Almeida Filho, e secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.