Em Curitiba, a emissão do cartão transporte usuário voltará a ser realizada apenas nos postos fixos a partir deste sábado (16), dia em que os postos volantes serão desativados. O atendimento continuará sendo feito na sede da Urbs e nas ruas da cidadania Matriz, Boa Vista, Fazendinha, Carmo e Pinheirinho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

De acordo com a URBs, os funcionários e equipamentos utilizados nos postos volantes – que estão no Terminal Cabral, Terminal Santa Felicidade e na Travessa Nestor de Castro – serão direcionados para reforço no atendimento nos seis postos fixos.

De 14 de julho até esta última quarta-feira (13), foram emitidos 29,6 mil cartões transporte, mais do que o triplo da média mensal, registrada de janeiro a junho, de 7,9 mil cartões usuários. Destes, os postos volantes foram locais escolhidos para emissão de 10,1 mil cartões. Nos últimos dias, porém, o movimento nos postos volantes diminuiu significativamente.

O cartão é gratuito (1ª via) e feito na hora, bastando apresentar CPF e documento de identidade original com foto. No caso de 2ª via a taxa de emissão é equivalente a cinco passagens o que, atualmente, representa R$ 13,50.

Desde o último dia 1º de agosto os usuários do transporte coletivo também contam com a opção do cartão avulso, que pode ser adquirido em 24 endereços – bancas de jornais nas praças centrais e pontos comerciais em terminais de transporte, além da Estação Tubo Santa Quitéria. Na estação, a Urbs desenvolve um projeto piloto de utilização da própria estrutura do transporte para venda de créditos.

O cartão avulso pode ser carregado nos mesmos locais onde é adquirido ou na Urbs, até o saldo limite de 25 créditos. Este tipo de cartão tem como principal função ser uma opção em situações eventuais ou para quem está de passagem por Curitiba e prefere não manusear dinheiro para usar o ônibus ou precisa usar uma das 66 linhas onde o pagamento da passagem só pode ser feito com cartão.

O cartão usuário, que é emitido nos postos da Urbs, por sua vez, pode ser carregado com até 220 créditos e, ao contrário do avulso, permite a definição de um número de créditos a ser liberado por dia e pode ser bloqueado a qualquer momento. Em caso de roubo ou extravio, por exemplo, basta solicitar o bloqueio pelo telefone 156 e os créditos ficarão no sistema à disposição do usuário. Os créditos são resgatados automaticamente quando o cartão for desbloqueado ou o usuário fizer a segunda via.

Confira locais e horários para fazer o cartão transporte

Urbs – Unidade de Fiscalização e Cadastro do Usuário, na ala ferroviária
Nas Ruas da Cidadania:
Matriz, na Praça Rui Barbosa,
Boa Vista, na Avenida Paraná, 3.600, perto da Unidade de Saúde 24 Horas
Boqueirão, no Terminal do Carmo
Pinheirinho, no Terminal Pinheirinho
Portão – no Terminal Fazendinha

Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h nos dias úteis.