Maringá - O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (27), a sexta unidade do Poupatempo Paraná, em Maringá, no Noroeste do Paraná. Instalado na Praça de Alimentação do Shopping Cidade, o espaço reúne mais de 240 serviços ofertados por diferentes órgãos estaduais.

Pessoas utilizando tótens do Poupatempo Paraná, que teve nova unidade inaugurada em Maringá.
Atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Foto: Roberto Dziura Jr. / AEN)

A unidade de Maringá já vinha funcionando em fase de testes de sistema desde 17 de novembro, período no qual foram realizados 1.085 atendimentos. O governador Ratinho Junior (PSD) ressaltou que os resultados das unidades já implantadas demonstram a eficiência do modelo adotado no Paraná.

“O retorno que temos das unidades já em funcionamento é muito bom. A praticidade e a agilidade do atendimento têm facilitado a vida das pessoas. […] Vamos incluir serviços das prefeituras, do governo federal e estamos trabalhando com a Polícia Federal para emitir passaportes. É um atendimento didático, moderno, que serve desde uma criança até pessoas mais idosas. E quem prefere a tecnologia consegue resolver quase tudo pelo celular ou computador”, afirmou.

Poupatempo Paraná em Maringá é a sexta unidade em funcionamento

Com a nova unidade de Maringá, a rede estadual passa a contar com seis unidades em funcionamento. Desde o início das atividades da primeira unidade, em 2 de outubro de 2025, o Poupatempo Paraná já ultrapassou 45 mil atendimentos em todo o Estado.

De forma emergencial, o Governo do Estado também instalou um Poupatempo Paraná itinerante em Rio Bonito do Iguaçu, destinada a atender moradores afetados pelo tornado registrado em 7 de novembro.

Em operação desde o dia 11 daquele mês, a unidade já prestou 353 atendimentos, garantindo a emissão de segunda via de documentos, comprovantes de residência e outros registros essenciais para que as famílias possam acessar os auxílios estaduais durante o processo de reconstrução.

Três novas unidades devem ser inauguradas em breve

Outras três unidades estão funcionando em caráter de teste e serão inauguradas em breve: Araucária, Foz do Iguaçu e Cascavel. Até o fim de 2025, também entrarão em fase de testes as unidades de Umuarama, Colombo e Guarapuava, ampliando o acesso da população a serviços públicos integrados, atendimento rápido e estrutura moderna.

Para 2026, estão previstas as inaugurações do Poupatempo Paraná em Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo, Paranaguá, Arapongas, Apucarana e uma terceira unidade em Curitiba.

*Com informações do Governo do Estado e supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.