A Prefeitura de Curitiba irá organizar o tráfego na região da CIC e abrir um novo espaço de convivência à população em terreno vizinho à sede da Volvo, será a Praça da Suécia. O anteprojeto foi apresentado pelo prefeito Rafael Greca, nesta sexta-feira (10), ao presidente da Volvo Ônibus para a América Latina, Fabiano Todeschini, e Alexandre Parker, diretor de responsabilidade corporativa e institucional do Grupo Volvo.
“Será um espaço às portas da fábrica que é orgulho de Curitiba, onde a Rua Eduardo Sprada encontra a Avenida JK”, explicou o prefeito.
O presidente da Volvo Ônibus ressaltou que a intervenção viária a ser feita pelo município irá melhorar o trânsito na região.
“Nos sentimos honrados em ter uma Praça da Suécia. Trabalho na Volvo há 23 anos e estávamos todo este tempo aguardando isso acontecer. A obra irá representar também a melhoria da mobilidade no entorno da fábrica”, disse Fabiano Todeschini.

Praça da Suécia
A Praça da Suécia contará com a escultura em aço de um barco viking formando a bandeira do país escandinavo. O desenho é do arquiteto Fernando Canalli, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Será a representação da força e a esperança. Uma peça que remete a um barco singrando as águas formadas por flores azuis e amarelas sobre o gramado. A quilha da embarcação será projetada com o flamular da bandeira sueca”, explicou Canalli.
O novo espaço público será implantado na área remanescente da quadra, criada a partir do novo alinhamento da Rua Eduardo Sprada na chegada ao cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitscheck, e inclui parte do terreno da fábrica de ônibus. A intervenção viária foi possível após a desocupação do espaço da esquina oposta à Volvo.