A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro em exercício da Saúde, Adriano Maçuda, estão neste sábado (8) em Rio Bonito do Iguaçu, no Oeste do Paraná, uma das cidades mais atingidas pelo tornado que devastou a região.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro em exercício da Saúde, Adriano Maçuda
Os ministros Gleisi Hoffmann e Adriano Maçuda em visita ao Paraná (Foto: Reprodução/Ric RECORD)

Segundo Gleisi, o Governo Federal colocou à disposição da prefeitura e das equipes locais todo o suporte possível para o atendimento emergencial das vítimas, com apoio da Defesa Civil Nacional, do Ministério da Saúde e do Ministério do Desenvolvimento Social.

“Tem muita solidariedade aqui na cidade, muita gente ajudando. A questão mais emergencial está encaminhada, agora precisamos pensar na reconstrução das casas, escolas, creches e unidades de saúde”, afirmou a ministra.

Gleisi destacou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o acompanhamento direto da situação. “Viemos prestar solidariedade e colocar o governo federal à disposição. As equipes federais permanecerão aqui para ajudar”, disse.

Durante a visita, também foi anunciado o envio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), composta por cinco profissionais especializados em desastres, que atuarão no apoio à população e às equipes locais. A ministro em exercício da Saúde, Adriano Maçuda, ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental das vítimas e dos profissionais envolvidos no atendimento.

“Em situações de desastre como essa, o efeito que tem sobre a população, mas também sobre as equipes que estão trabalhando, dando apoio à população, é bastante importante. Então a Força Nacional do SUS tá aqui presente para trabalhar junto com a prefeitura e o governo estado de Paraná”, afirmou o ministro.

De acordo com os ministros, o Governo federal segue em contato com o Governo do Estado do Paraná para coordenar ações de reconstrução e assistência às famílias afetadas.

Veja fala dos ministros na íntegra:

(Vídeo: Portal Ric)

Cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu foi destruído pelo tornado

Segundo informações do governador do Paraná, Ratinho Júnior, o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Oeste do estado, destruiu cerca de 90% da cidade. Os ventos que atingiram a cidade entre sexta-feira (7) e sábado (8) chegaram a 250 km/h.

“Nós estamos falando de um tornado nível 3 com ventos acima de 250 km/h”, afirmou. “Nós vimos aí muitos estabelecimentos gigantescos indo ao chão, postos de gasolina. Então realmente foi uma catástrofe sem muito precedente na história do estado do Paraná.”

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.