Grupo protesta contra a PEC 241 e a MP 746 e reforça o movimento dos secundaristas
O prédio Dom Pedro I, no Campus da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi ocupado por estudantes da instituição na noite da última segunda-feira (24). A decisão foi tomada em assembleia dos e das estudantes de Pedagogia e teve adesão de alunos e alunas de outros cursos. O grupo é contrário à PEC 241 e a MP 746 e reforça apoio às ocupações dos secundaristas,
De acordo com nota do grupo “Ocupa UFPR”, “a Medida Provisória 746, que foi imposta sem diálogo com a comunidade estudantil, anula a obrigatoriedade do ensino das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes”.
Ainda de acordo com a nota, “a Proposta de Emenda Constitucional 241 congela por 20 anos o orçamento da educação, saúde e previdência. Altera também os critérios para cálculo das despesas mínimas nesses setores, que serão corrigidos pela variação da inflação do ano anterior, sem aumento real”.
Segundo os manifestantes, a UFPR sofrerá graves retrocessos, como a diminuição progressiva de recursos para estrutura universitária, investimento em assistência estudantil e em pesquisa, extensão e tecnologia.
Os estudantes devem realizar uma Assembleia Geral, na quarta-feira (26) às 18h no pátio da Reitoria, para decidir os próximos passos do movimento.