Presidente do grupo Servopa, Hans Jurgen Klaus Voswinckel, morre aos 84 anos
Hans Jurgen Voswinckel, presidente do Grupo Servopa, morreu nesta segunda-feira (24), aos 84 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele faleceu em casa, em Curitiba, e deixa a esposa, 3 filhas, 3 genros e 6 netos.
O velório será realizado na quarta-feira (26) e será aberto para a população, em horário e local a serem definidos pela família. O sepultamento está marcado para o mesmo dia.
Hans nasceu na Alemanha e imigrou para o Brasil em 1961. Ele é um dos fundadores do Grupo Servopa, que representa 13 marcas de veículos motos e caminhões e tem 44 lojas pelo Paraná e Rio Grande do Sul.
Ele também foi dirigente de diversas associações e se notabilizou pelo período a frente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, entre 1975 a 81, quando recebeu um reconhecimento do governo alemão com a “Cruz da Ordem do Mérito da República Federativa da Alemanha”
Em nota, a Servopa confirmou o falecimento e prestou homenagem para o presidente da empresa, veja o comunicado:
“Hans Voswinckel nasceu na Alemanha, imigrou para o Brasil em 1961 e desde então construiu uma carreira de sucesso dentro do Grupo Servopa, marcada pela inovação e pelo pioneirismo nos negócios. Hoje, o grupo empresarial conta com 2.200 funcionários e representa 13 marcas de veículos, motos & caminhões/ônibus, com 44 lojas pelos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, além do Consórcio Servopa, empresa que figura entre as maiores administradoras de consórcios independentes do Brasil. Além da trajetória na direção do grupo, Hans foi dirigente de diversas associações de marcas e da AHK – Câmara Brasil-Alemanha. Hans deixa saudade, com sua personalidade marcante e vida dedicada a família e ao trabalho, fez de seu legado um grande exemplo de dedicação e integridade, para sempre será referência e jamais será esquecido.“
Quem era Hans Jurgen Klaus Voswinckel?
Filho de Kurt Voswinckel e Lieselotte Vowinckel, Hans foi um dos fundadores da Servopa no Brasil em 1955. A empresa atua nos segmentos de concessionárias de automóveis, caminhões, motocicletas e consórcio.
Vowinckel recebeu uma homenagem do Governo da Alemanha, em 2016, chamada “Cruz da Ordem do Mérito da República Federativa da Alemanha”, devido ao seu trabalho à frente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Ele foi o responsável por apresentar aos empresários alemães oportunidades de negócios, como o projeto da Cidade Industrial de Curitiba.
O título é entregue para cidadãos alemães e estrangeiros em homenagem aos esforços nas áreas política, econômica, social ou religiosa.
Vale ressaltar que este é o único prêmio de mérito geral na Alemanha, considerado o maior reconhecimento que o Governo Alemão pode outorgar.