Na última sexta-feira (5), a Assembleia Legislativa do Paraná entregou o Título de Cidadão Honorário o Paraná a Valter Vanzella e Elias José Zydek, ex-presidente e atual presidente da Frimesa. O evento aconteceu na Assercoop, em Medianeira, no Oeste do Paraná.

O deputado Alexandre Curi, presidente da ALEP e responsável pela entrega dos títulos, ressaltou que a homenagem simboliza o reconhecimento a um modelo de gestão que impulsiona o Paraná no cenário nacional. De acordo com o presidente, a honraria, uma das mais altas concedidas pelo Estado, destacou o impacto das gestões de ambos no desenvolvimento econômico e social da região Oeste e de todo o Paraná.
“O cooperativismo transforma pequenas, médias e grandes propriedades em um só organismo social e econômico. Ele soma, integra, coordena e multiplica,” afirmou Curi, destacando que o sistema reúne 227 cooperativas, mais de 4 milhões de cooperados e responde por 65% do PIB agropecuário do Estado.
A cerimônia reuniu deputados estaduais, lideranças regionais e diversas autoridades, celebrando a trajetória de décadas dos dois homenageados — gaúchos de origem que se tornaram figuras essenciais para a economia paranaense. A Frimesa, maior empresa do Paraná no abate de suínos e segunda maior indústria de lácteos, é um dos símbolos mais expressivos desse legado.
Liderança da Frimesa agradece à homenagem
Em seus discursos, ambos os líderes manifestaram profunda gratidão e dividiram o reconhecimento com suas famílias, cooperados, produtores e colaboradores. Valter Vanzella, com 40 anos dedicados à Frimesa — sendo 26 como presidente — foi lembrado por sua visão estratégica e pela condução de grandes projetos, como o frigorífico de suínos em Assis Chateaubriand.
“Eu quero dividir essa homenagem com os milhares de colaboradores que estiveram comigo na presidência da Copagril, da Credilago e da Frimesa”, afirmou.
Elias José Zydek, primeiro colaborador admitido pela cooperativa em 1978 e hoje presidente executivo, foi celebrado como símbolo de evolução profissional, responsabilidade social e competência técnica.
“O maior desafio foi transformar os projetos em realidade. E ao fazermos isso, construímos uma história de sucesso, na qual desenvolvemos nossas profissões e fortalecemos o cooperativismo no Paraná”, destacou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui