Com a passagem de uma frente fria sobre a região Sul do país, o tempo instável e as baixas temperaturas devem predominar na maior parte do Paraná e a previsão do tempo para o fim de semana não é muito animadora. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), uma área de baixa pressão deve causar chuvas na maior do Estado ao longo desta sexta-feira (23). As temperaturas não passam de 18ºC em Curitiba; 22ºC no Litoral; 22ºC em Maringá; 23ºC em Londrina; 18ºC em Cascavel e 10ºC em Palmas.
Já no sábado (24), a instabilidade atmosférica diminui em todo o Paraná e o avanço da frente fria derruba drasticamente as temperaturas em todas as regiões. No Sul do Estado, as mínimas podem chegar perto dos 3ºC e há risco de geadas leves em toda a faixa que vai da Lapa até Francisco Beltrão. Mesmo com sol, as temperaturas devem ficar acima dos 20ºC apenas na região Norte. Em Curitiba e RMC, a mínima pode chegar a 8ºC e máxima não passa dos 16ºC. A temperatura varia entre 15ºC e 21ºC no Litoral; 13ºC e 21ºC em Maringá, 13ºC e 20ºC em Londrina; 7ºC e 17ºC em Cascavel e 8ºC e17ºC em Palmas.
No domingo (24), uma nova onda de instabilidade chega do Paraguai, trazendo chuva e frio para todas as regiões do Paraná. As temperaturas variam entre 10ºC e 15ºC em Curitiba e RMC; 16ºC e 20ºC no Litoral; 16ºC e 21ºC em Maringá, 14ºC e 21ºC em Londrina; 10ºC e 18ºC em Cascavel e 10ºC e16ºC em Palmas.
Confira a previsão do tempo dos próximos dias para sua região clique aqui.
A chuva que cai no Paraná e outros estados da região Sul traz consigo uma frente fria e uma massa de ar continental que vão causar a primeira friagem do ano com queda de temperatura entre o sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Friagem é o nome dado ao fenômeno que ocorre quando o ar frio atinge áreas do Centro-Oeste e Norte do País, que dificilmente sofrem com temperaturas baixas.