A quinta-feira deve amanhecer gelada mais uma vez em praticamente todo o Paraná e a previsão é de geada na maior parte do estado. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar informam que permanece o risco de geadas também em toda a região cafeeira paranaense durante a madrugada.
Em Curitiba, a previsão mínina deve ser de 1ºC ao amanhecer. Na região metropolitana da capital a nebulosidade aumenta durante o dia, mas não chove. No interior o sol predomina ao longo do dia e no litoral há previsão de aumento de nuvens.
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) recomenda cuidado aos agricultores. Nos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses, produtores que ainda não providenciaram o “chegamento” de terra ao tronco devem fazê-lo imediatamente. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos.
Em lavouras recém-implantadas – até seis meses de campo –, deve-se enterrar as mudas com uma camada de terra, e mantê-las assim até cessar o risco de geada. Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento.
Mais informações sobre o “Alerta Geada” e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas no endereço www.iapar.br ou pelo disque-geada: (43) 3391-4500.
Próximos dias
A previsão do Simepar afirma que o centro mais intenso da massa de ar polar está se afastando de continente e o frio diminui progressivamente nos próximos dias. No entanto, ainda há condições para a formação de geadas, especialmente no centro, sul, sudeste e no sul da região norte.
Quarta-feira gelada
Após a neve que caiu na terça (23) em diversos municípios, os paranaenses tiveram mais um dia de frio intenso em todo o estado. Na madrugada e início de manhã de quarta-feira (24), foi registrada geada e temperaturas negativas em todas as regiões do Paraná.
Sanepar
A queda de temperatura e as previsões para os próximos dias exigem que os clientes da Sanepar cuidem do hidrômetro. O frio intenso e a geada podem congelar a água que está dentro dos tubos próximos ao medidor, também conhecido por ‘relógio’.