Sem autorização da ANTT e com uma série de irregularidades, veículos foram abordados na BR-476
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou dois ônibus clandestinos que transportavam um total de 41 passageiros – a maioria de nacionalidade estrangeira – na manhã desta segunda-feira (22) em Araucária, na região metropolitana de Curitiba.
Os dois ônibus, que transitavam pela BR-476, não tinham autorização de viagem, documento obrigatório expedido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Um dos veículos também não possuía seguro de responsabilidade civil.
Segundo a PRF, do total de 41 passageiros, apenas quatro são nascidos no Brasil. Os demais apresentaram documentos de outros sete países: Bangladesh, Bolívia, Egito, Haiti, Paquistão, Senegal e Peru.
Os ônibus saíram de Lagoa dos Três Cantos, no Rio Grande do Sul, e estavam indo para São Paulo.
Os integrantes do grupo declararam à polícia que trabalham como camelôs, vendendo roupas. Eles costumam sair da capital paulista com as mercadorias, e montam as barracas para vendê-las na rua, nas cidades de destino.
As condições de higiene dos veículos eram precárias. Os passageiros não tinham acesso ao banheiro durante a viagem e mercadorias bloqueavam os corredores.
Outras irregularidades detectadas pela PRF: ausência de inspeção veicular, tacógrafo com defeito e excesso de peso.
Após a verificação dos documentos de cada passageiro, a PRF encaminharia os ônibus até a Estação Rodoferroviária de Curitiba, onde seria feito o transbordo.
Na sequência, os ônibus irregulares permanecerão retidos por pelo menos 72 horas no pátio da ANTT, em Fazenda Rio Grande.