Durante os meses da primavera ocorre um aumento natural no volume das chuvas e também dos eventos severos em todo estado

Apesar das temperaturas de verão em todas as regiões do Paraná, a primavera está apenas começando. A estação das flores no hemisfério Sul inicia nesta quarta-feira (23) e deve ser marcada por um aumento natural no volume de chuvas e aumento nos valores médios de temperatura. O último dia de inverno foi de recordes de temperaturas em várias cidades do Paraná.

“Durante os meses da primavera ocorre um aumento natural no volume das chuvas e também dos eventos severos em todo estado do Paraná. As chuvas são causadas pelo deslocamento de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) bem como de eventos de curta duração que se desenvolvem entre as regiões Sul e Sudeste do país em associação às altas temperaturas com a maior quantidade de umidade no ar disponível em várias camadas da atmosfera. Ocorrências de eventos severos como rajadas de ventos moderadas a fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da climatologia da estação no Paraná”, informa o Instituto Meteorológico Simepar.

As temperaturas devem apresentar aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida. Os extremos de temperaturas costumam ser registrados nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. “Nesta estação a radiação solar é maior no Hemisfério Sul e os dias são mais longos do que as noites. A atmosfera fica assim mais aquecida”.

Neste primeiro dia da estação, muitas cidades paranaenses devem registrar temperaturas próximas a 40º.C. Curitiba deve ter temperatura mínima de 14º.C  e máxima de  34º.C. Em  Cascavel, as temperaturas devem variar entre 22º.C e 37º.C. Em Maringá, entre 25º.C e 37º.C. Em Paranaguá, no litoral, 20º.C a 32º.C.  Clique aqui e confira a previsão do tempo para a sua cidade.