Em comemoração ao seu aniversário de 30 anos, o Jardim Botânico volta a receber os visitantes em uma de suas atrações mais queridas. O Jardim das Sensações, que ficou fechado durante as piores fases da pandemia da Covid-19, reabre ao público nesta terça-feira (5), caso não chova.
Entre as novidades comemorativas, estão, ainda, o retorno da escultura Amor Materno restaurada e um canteiro com a inscrição de 30 anos em flores.
“Planejamos a reabertura como um presente aos curitibanos, levando em consideração a queda dos números da pandemia”, explica o diretor de Produção Vegetal, José Roberto Roloff, responsável pela gestão do local. Como o Jardim das Sensações não abre em dias de chuva, é preciso contar com a colaboração do tempo. “Mas já estamos aqui na torcida”, completa.
Como a pandemia ainda não acabou, todos os cuidados devem ser tomados. Os visitantes devem manter o distanciamento e o uso de álcool em gel durante o percurso.
O Jardim das Sensações foi criado em 2008 com a intenção de fazer a integração e a inclusão do visitante com a natureza por meio dos sentidos. O passeio sensorial percorre um caminho de 200 metros com plantas nativas, aromáticas e medicinais.
As plantas são identificadas também em braile e os monitores ficam à disposição para o esclarecimento de dúvidas e explicações mais detalhadas. Fazem parte do cenário, ainda, canteiros e uma cachoeira, além de uma instalação do programa Jardins de Mel com abelhas mirins, sem ferrão.