O Programa Paraná Alfabetizado está com inscrições abertas para a segunda seleção de voluntários para o projeto. Podem participar interessados nas funções de alfabetizador voluntário e coordenador de turmas voluntário. As inscrições ocorrem até o dia 11 de julho e podem ser realizadas em todos os Núcleos Regionais de Educação (NRE) da Secretaria da Educação.

O alfabetizador voluntário terá uma jornada de 10 horas por semana, durante oito meses. Os participantes receberão uma bolsa-auxílio que varia de R$ 400,00 a R$ 750,00, de acordo com a quantidade e a natureza das turmas que alfabetizar. O objetivo do programa é selecionar voluntários para alfabetizar pessoas com idade acima de 15 anos e que não sabem ler nem escrever.

Como funciona?

O voluntário deverá localizar e cadastrar os jovens, adultos e idosos não-alfabetizados para suas turmas, que devem ter entre 14 a 25 alunos em área urbana. Na área rural, as turmas devem ter entre 7 a 25 alunos.

Antes de se inscrever, é importante que os voluntários leiam com atenção o edital do Paraná Alfabetizado relativo à função de interesse, clicando aqui. www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=100

Os resultados da seleção estarão disponíveis no dia 21 de julho. Os voluntários classificados começarão seus trabalhos em até quatro datas diferentes: 1° de agosto, 1° de setembro, 1º de outubro e 03 de novembro.

Atividades

Os voluntários que foram classificados na primeira seleção estão começando suas atividades nesta terça-feira (01.04) ou nos dias 02 de maio, 02 de junho e 1º de julho.

Os Núcleos Regionais de Educação começaram a receber os materiais didáticos para os alfabetizadores e alunos do programa, incluindo calculadoras, dicionários, papel, cadernos, canetas, lápis, borrachas, apontadores, barbante e cola branca.

Detentos

Também está disponível o edital n.º 06/2014, específico para a seleção de alfabetizadores voluntários e presos monitores de alfabetização, elaborado para atender às demandas de alfabetização da população jovem e adulta em privação de liberdade.

A seleção destes voluntários é feita em parceria com a instituição penal que deseja participar do programa, e segue critérios específicos.