Pela primeira vez, uma campanha de castração de gatos será realizada pela Prefeitura de Curitiba. Nos próximos meses, 500 animais de famílias em situação de vulnerabilidade social serão previamente cadastrados para receber atendimento nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
A ação tem parceria com a Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Prefeitura, por meio da Rede de Proteção Animal, vai adquirir todo o material necessário para os procedimentos, enquanto a Faculdade Evangélica cederá o local. As castrações serão realizadas por integrantes do programa de Residência em Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR.
Nesta primeira etapa estão sendo realizadas 13 castrações de gatos por semana. O programa é destinado a famílias inscritas nos programas Bolsa Família, Armazém da Família e na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), além de gatos de rua adotados e sob guarda de protetoras.
As castrações foram agendadas após microchipagem, vacinação e exame clínicos feitos por médicos veterinários. “É a primeira vez que o município realiza uma campanha de castração de gatos. Será nos moldes do primeiro programa de castração de cães que já é realizado pela Rede de Proteção Animal”, explica Alexandre Biondo, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A Rede de Proteção Animal realizou até junho deste ano 3.500 castrações de cães machos e fêmeas nas três clínicas conveniadas pela Prefeitura de Curitiba. Através de processo licitatório, as clínicas Clinicão, Arca de Noé e Petclin foram habilitadas a realizarem as castrações.
O abandono de animais é crime em Curitiba (Lei Municipal Contra Maus Tratos nº 13.908/2011), no Paraná (Código Estadual de Proteção aos Animais, Lei Estadual nº 14.037/2003) e no Brasil (Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/2008). Outras informações sobre o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos da Prefeitura de Curitiba podem ser obtidas através do site: https://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone 3350-9939.