O projeto do presidente da Alep pede que o dia 19 de dezembro seja considerado apenas ponto facultativo e deixe de ser feriado civil

Para acabar de vez com a polêmica em torno do feriado do dia 19 de dezembro, o deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa (Alep), apresentou nesta segunda-feira (15) um projeto para extinguir a lei 4.658/1962 que institui o dia 19 de dezembro como feriado estadual. Se a proposta do deputado for aprovada, a data que comemora a emancipação política do estado passará a ser considerada ponto facultativo.

LEIA TAMBÉM: Programe-se: 2015 é o ano do feriado prolongado no Brasil; confira a lista completa

Clique aqui e entenda a polêmica em torno do feriado do dia 19 de dezembro

O deputado justifica o projeto lembrando que desde que a lei foi sancionada em 1962 a data só foi considerada feriado ou ponto facultativo pelos órgãos públicos. Para o parlamentar, a discussão que se instalou na sociedade nos últimos dias gera um quadro de instabilidade. Rossoni considera que o feriado é prejudicial à economia do Estado. No texto do projeto, o tucano destaca o prejuízo que poderia causar à economia paranaense um feriado às vésperas das festas de final de ano.

 

SAIBA MAIS:

Ministério do Trabalho confirma: dia 19 de dezembro é feriado no Paraná

Fiep recorre contra feriado estadual do dia 19 de dezembro

O projeto de lei já será votado na sessão plenária desta terça-feira (16), caso seja aprovada a transformação do plenário em comissão geral.