Projeto de lei, acatado pela Câmara de Curitiba nesta semana, poderá ampliar a variedade de produtos em bancas de jornais. A medida foi proposta por conta do último dia 21, quando os donos destes estabelecimentos reivindicaram uma autorização para a venda dos talões do Estacionamento Regulamentado (EstaR), permissão concedida apenas para lotéricas, até então.
Como há queda na venda de produtos impressos, este tipo de comerciante precisa se sustentar pelos produtos agregados. Segundo a autora do projeto, vereadora Julieta Reis (DEM), o segmento vem sofrendo por conta de outros pontos para compra de jornais e revistas, como supermercados, livrarias e lojas de conveniência.
Caso o projeto seja aprovado, também será permitido vender em bancas artigos de perfumaria e toucador, capas de chuva, guarda-chuvas, artigos de souvenir, fitas de vídeo, CD’s, pen drive, fones de ouvido, café na máquina elétrica, salgados assados, entre outros produtos.
Professora Josete (PT) fez um parecer à parte, sugerindo que seja feita uma diligência pela vigilância sanitária, para verificar a possibilidade de contaminação de alimentos. No entanto, o colegiado decidiu pela tramitação da matéria, que deve passar agora pela Comissão de Urbanismo e Obras Públicas antes de ser votada em plenário.