Os motoristas de Curitiba podem ganhar um alerta na hora de passar pelos radares de Curitiba. Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que exige do poder público uma sinalização, vertical e horizontal, de todos os dispositivos de velocidades da cidade com uma distância mínima de 300 metros do ponto de fiscalização. O projeto também prevê a anulação das multas aferidas nos pontos de controle em que não haja a sinalização.

Autor do projeto, o vereador Chicarelli (PSDC) critica a ação dos radares alegando que o uso dos equipamentos visa somente arrecadar dinheiro e não busca a segurança do trânsito. “Devemos estar atentos para que estes procedimentos não se prestem a simplesmente arrecadar dinheiro, não perfazendo seu caráter educativo”, reiterou o vereador.

No entendimento de Chicarelli, a aplicação de multas na cidade tem servido apenas para punir os infratores, não cumprindo sua função socioeducativa. “A instalação correta e visível destes equipamentos poderá trazer mais segurança e também garantir uma fiscalização educativa e transparente”, defende o parlamentar.