Metalúrgicos da Volvo bloquearam, por volta das 7h30 desta quinta-feira (11), as duas pistas centrais e as suas pistas marginais do Contorno Sul de Curitiba, que dá acesso às BRs 116 e 277. Cerca de 2 mil trabalhadores participam de uma manifestação que faz parte do “Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações – em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores”, ato organizado pelas centrais sindicais e que terá protestos por todo o Brasil. Longas filas de veículos são percebidas no local.
Os trabalhadores reivindicam uma pauta nacional e outra estadual. Entre as reivindicações estaduais, está uma mudança no sistema de eleição de conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná (atualmente eles são eleitos por deputados estaduais) e um sistema permanente de reajuste do salário mínimo estadual. Hoje, a remuneração mínima tem quatro categorias, variando de R$ 882,59 a R$ 1.018, 94.
Na pauta nacional, os manifestantes pedem o fim do fator previdenciário, investimento de 10% do valor do PIB (Produto Interno Bruto) na educação, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e mais atenção à reforma agrária.
Outras categorias de trabalhadores também realizam protestos nas região da Grande Curitiba. Pontos de bloqueio também são registrados na BR-277, na Rodovia do Xisto e na avenida Getúlio Vargas, no Rebouças, perto da empresa Cavo.