As fases da lua fazem parte de um ciclo natural que influencia desde as marés até calendários agrícolas e rituais religiosos. Saiba quais são as fases da lua e as características, como cada uma se forma e o que pode ser observado no céu em cada momento do ciclo.

Imagem ilustrativa de várias luas no céu.
O ciclo lunar influencia fenômenos naturais, como marés e agricultura (Foto: Ilustração/ Pexels)

O ciclo lunar tem duração de aproximadamente 29 dias e representa as diferentes aparências da lua vistas da Terra, conforme a posição em relação ao Sol. Essas mudanças ocorrem porque apenas uma parte do satélite natural é iluminada em cada fase, enquanto a outra permanece na sombra.

O fenômeno é dividido em quatro fases principais: nova, crescente, cheia e minguante. Cada etapa tem duração aproximada de uma semana e pode ser observada a olho nu, com variações visíveis no formato e brilho da lua ao longo do mês.

Quais são as fases da lua e suas características?

O ciclo lunar inicia com a lua nova, quando o lado iluminado está voltado para o Sol e, portanto, invisível da Terra. Essa fase marca o começo de um novo ciclo e, geralmente, é associada ao escuro completo.

Na fase seguinte, chamada de lua crescente, uma parte do satélite natural começa a se tornar visível. A luminosidade aumenta gradualmente, e a lua aparece com um formato de semicírculo, iluminando a metade direita no hemisfério sul.

A terceira fase é a lua cheia, quando o satélite está totalmente iluminado e pode ser visto em sua totalidade. É o momento em que a lua está em oposição ao Sol, refletindo completamente a luz solar. Esta fase costuma ser a mais visível e observada a olho nu.

Por fim, ocorre a lua minguante, em que a área iluminada da lua começa a diminuir. Nessa etapa, é visível um semicírculo invertido, com uma metade iluminada no hemisfério sul. A luz vai se apagando aos poucos até o início do próximo ciclo.

Imagem ilustrativa de um calendário lunar
Fases da lua indicam mudanças visíveis ao longo do mês (Foto: Ilustração/ Pexels)

Calendário lunar nas religiões

Em algumas religiões, como na umbanda, o ciclo lunar tem um significado diferente. O número de luas exigido para determinados processos pode variar de acordo com a vertente da umbanda, a tradição da casa e a orientação dos guias espirituais. O conceito é utilizado para marcar, por exemplo, o tempo mínimo de resguardo após um rito, a preparação para iniciações ou o período de recolhimento espiritual.

Imagem ilustrativa da lua.
Mudanças na iluminação da lua seguem sua posição em relação ao Sol (Foto: Ilustração/ Pexels)

Influência no cotidiano

As fases da lua influenciam diversos aspectos da vida. As marés são diretamente impactadas pela gravidade do satélite. Além disso, o ciclo lunar é usado como base em calendários de várias culturas e em práticas como a agricultura.

Há registros que utilizam o ciclo lunar para rituais religiosos e até mesmo a fase ideal da lua para cortar o cabelo. Além disso, algumas pessoas também questionam se a lua pode influenciar a eficácia de remédios, mas a respeito disso, é cientificamente provado que o satélite natural não possui nenhuma influência quanto aos medicamentos.

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.