Com um mês de atraso, devido à greve dos professores, começa nesta quinta-feira (12) o ano letivo nas 2.100 escolas estaduais do Paraná. Quase 1 minhão de alunos retornam às salas de aula e devem estender os estudos até as vésperas do Natal. Com adequação do calendário escolar para a reposição dos dias parados, a aulas só acabam no dia 23 de dezembro.

Nesta quarta-feira (11), 250 escolas já abriram as portas para receber os estudantes.

Representantes da App-Sindicato e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) se reuniram na terça-feira (10) para definir o calendário das aulas no ano letivo de 2015. A greve dos professores começou no dia 09 de fevereiro e durou 29 dias.

Ficou acordado que os alunos não terão aulas aos sábados. Durante o mês de julho haverá uma semana de recesso escolar, entre os dias 13 a 17 de julho. “Convidamos a APP para debater e definir em conjunto o calendário de reposição. Os alunos não terão aulas nos sábados, conseguimos preservar esse descanso pedagógico semanal. Os sábados serão utilizados apenas para atividades dos professores”, explicou o secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira.

O último dia de aulas do ano será em 23 de dezembro. “O calendário ficou bem compactuado, mas dessa forma vamos conseguir cumprir os 200 dias de ano letivo”, definiu Xavier Ferreira.

As aulas eram para ter começado no dia 9 de fevereiro, mas em razão da greve dos professores o ano terá início apenas nesta quinta-feira, dia 12 de março.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:

Dias 10 e 11 de março – planejamento

Sábado, 16 de maio – reunião de replanejamento

Sábado, 27 de junho, 4 de julho e 25 de julho – semana pedagógica

Sábado, 15 de agosto – formação continuada

Sábado, 17 de outubro – formação continuada

Confira a reportagem: