Em Ponta Grossa, o teto de uma empresa desabou com a força do vento (Foto: Whatsapp)

Informações são do boletim da Defesa Civil Estadual, atualizado às 17h desta quinta-feira (14). Temporal atingiu 34 municípios do PR

Em todo o Paraná, 29.236 pessoas foram afetadas pelas tempestades, que causaram prejuízo em 34 municípios. As informação são do boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às 17h desta quinta-feira (14). Ao todo, 979 pessoas permanecem desalojadas.

As chuvas, com vendaval e granizo, deixaram 15 pessoas feridas e nove desabrigadas no estado. O boletim aponta também que 6.896 residências ficaram danificadas. O temporal ocorreu na tarde e na noite de terça-feira (12) e na madrugada de quarta (13). Nesta quinta-feira, segundo o Instituto Metereológico do Paraná (Simepar), o tempo permaneceu instável entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, porém no Paraná a chuva deu trégua em várias regiões, com excessão das cidades que fazem divisa com Santa Catarina, entre o sul e sudoeste paranaense, que ainda podem registrar chuvas com raios nesta quinta.

Na maior parte do estado, o sol apareceu entre algumas nuvens. As temperaturas em Curitiba ficaram entre 13°C e 21°C na tarde desta quinta.

Temporais

O temporal alcançou diversas regiões do Paraná em momentos diferentes. Na porção Leste do Estado, as chuvas fortes começaram por volta das 17h de terça e o pico de desligamentos ocorreu às 20h, quando 45 mil domicílios estavam sem luz. Às 23h, quando boa parte dos desligamentos dessa região havia sido restabelecida, outra frente afetava a região de Cascavel, que chegou a ter 50 mil domicílios sem energia. Na região oeste, o temporal causou a queda de uma torre de transmissão da linha que liga Cascavel a Toledo.

Previsão

Segundo o Simepar, na sexta-feira (15), uma nova frente fria está se formando no Sul do país e avança em direção ao Paraná. Entre o oeste, sudoeste e o centro-sul pode chover a qualquer momento do dia. Com o deslocamento deste sistema frontal o risco de temporais volta a aumentar no Estado, com chuva e ventos fortes ocorrendo em vários municípios.