
Dirigir alcoolizado é crime. Os dados aumentaram em Curitiba e na região metropolitana da capital
Segundo dados divulgados pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), quase dois mil motoristas já foram multados por embriaguez no volante no período de seis meses em Curitiba e região metropolitana. Mas, apenas 464 foram presos.
Dados aumentaram em seis meses
Esses dados correspondem apenas aos primeiros seis meses de 2018. Nesta semana, por exemplo, foi divulgado um acidente na Rodovia da Uva, em Colombo, região metropolitana de Curitiba. O motorista, que dirigia embriagado, arrastou uma moto pela via por aproximadamente um quilômetro.
De acordo com Eliane Pietask, especialista em trânsito, as pessoas acham que este tipo de acidente nunca vai acontecer com elas. “Elas vestem os veículos e isso é uma couraça delas que as protegem de qualquer outra coisa. Essa crença é a mais prejudicial possível e a que tem uma parcela muito grande de responsabilidade sobre esse aumento de situações envolvendo pessoas alcoolizadas no trânsito”, afirma a especialista.
Em Curitiba e região, cerca de 363 motoristas se envolveram em acidentes de trânsito por estarem alcoolizados no volante. A média é de dois acidentes por dia envolvendo motoristas bêbados.