Uma queda de helicóptero terminou com oito pessoas mortas na última quarta-feira (6) em Gana, na África Ocidental. Entre as vítimas estão dois ministros do país, Edward Kofi Omane Boamah, responsável pela pasta da Defesa, e Ibrahim Murtala Mohammed, ministro do Meio Ambiente.

A tragédia aconteceu na região de Ashanti, ao sul do país, e foi confirmada pelas Forças Armadas de Gana. O helicóptero, que partiu da capital, Acra, com destino à cidade de Obuasi desapareceu dos radares pouco depois da decolagem, por volta das 9h.
Além dos ministros, outras seis pessoas estavam a bordo e também não sobreviveram. Entre elas, membros do governo, políticos e oficiais da Força Aérea ganesa, que operavam a aeronave.
O governo local já classificou o acidente como uma “tragédia nacional” e informou que este é um dos episódios mais letais da aviação no país em mais de dez anos.
As vítimas foram identificadas como:
- Dr. Edward Kofi Omane Boamah – Ministro da Defesa
- Alhaji Dr. Ibrahim Murtala Mohammed – Ministro do Meio Ambiente
- Alhaji Muniru Mohammed – Coordenador Adjunto de Segurança Nacional (interino)
- Dr. Samuel Sarpong – Vice-presidente do partido NDC
- Samuel Aboagye – Ex-candidato ao Parlamento
- Peter Bafemi Anala – Líder de Esquadrão da Força Aérea
- Oficial Voador Amamning Twum Ampadu
- Sargento Addo Mensah
Queda de helicóptero deixa oito mortos: investigação
As causas da queda ainda estão sendo apuradas. Equipes de investigação da aviação civil e das Forças Armadas foram mobilizadas para recolher evidências no local do acidente e tentar esclarecer o que teria provocado a tragédia.
O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, lamentou profundamente as perdas e decretou luto oficial. “Perdemos líderes dedicados e cidadãos valiosos. Este é um dia sombrio para toda a nação ganesa”, declarou em comunicado oficial.
Mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias, conforme os trabalhos de investigação avançam.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui