Depois do aniversário de 69 anos de Toledo, no oeste do Paraná, comemorado na última terça-feira (14), muitas pessoas, até mesmo moradores da própria cidade, passaram a questionar qual seria a denominação correta para quem vive no município. Afinal, quem mora em Toledo é toledano ou toledense?

Apesar do assunto estar sendo discutido agora, essa é uma dúvida que sempre existiu na cidade. Muitos moradores acham que toledano não soa muito bem.

“Na hora que você fala, soa melhor ‘toledense’. Toledano fica meio estranho”,

fala o atendente Raul Victor Modesto.

O que muita gente não sabe, é que além de Toledo aqui no oeste do Paraná, o Brasil também tem mais outras duas. Uma com o mesmo nome, que fica em Minas Gerais, e a outra no interior de São Paulo, Pedro de Toledo. Nas duas, os moradores são chamados de toledenses, mas e aqui?

Para explicar a origem do termo, a equipe da RICtv foi até o Museu Histórico Willy Barth. E conforme o servidor do município que trabalha no local há 20 anos, Anésio Zitto, a região onde hoje fica Toledo era um ponto de pouso para trabalhadores que levavam a erva mate até o Porto do Rio Paraná, em 1906. O local era administrado por um homem chamado Toledo, que possivelmente era descendente de espanhóis. E isso não é coincidência, já que também existe uma Toledo lá na Espanha

“Toledo na Espanha é uma cidade com mais de mil anos, são toledanos e toledanas. E no dicionário da gramática da Língua Portuguesa, trata disso, dizendo que Toledo na Espanha e Toledo no Paraná, os gentílicos são toledanos e toledanas. Outros lugares no Brasil chamados Toledo, como em Minas Gerais, lá o gentílico é toledense. Existe outra cidade com o nome Pedro de Toledo, que também é toledense. Esses são territórios que foram ocupados, na época, por Portugal, por isso a diferença”,

explica o servidor Anésio. 

O veredito final é toledano!

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!