Na hora de comprar um carro, a dúvida é sempre a mesma: investir em um veículo zero km ou optar por um usado? Nem todo mundo sabe, mas comprar um carro usado ou seminovo pode ser um excelente negócio, se você souber pesquisar direito e tiver paciência para tal. Além disso, com o avanço da tecnologia e a modernização das lojas especializadas, também tornou-se possível comprar carros pela internet. Hoje existem vários portais especializados no assunto – como o Portal Chaves na Mão –, os quais anunciam veículos novos e usados, todos a preços bem abaixo do mercado, tornando-os uma das melhores opções, seja na hora de trocar um carro ou adquirir um novo. E para você que se interessou, preparamos algumas dicas que te ajudarão a comprar um carro pela internet de forma segura.
Comece tendo em mente que a maioria dos portais especializados na compra e venda de veículos – como o Portal Chaves na Mão – funcionam apenas como vitrines, ou seja, elas apenas divulgam a venda do carro, ficando a negociação final sob responsabilidade do anunciante e seu comprador. Independente do processo, você precisa garantir o máximo de informações possíveis sobre o carro no qual está interessado, como quilometragem, estado de conservação, itens opcionais, quantos donos ele já teve, entre outros que garantirão a você a procedência do veículo. Em resumo: você precisa prestar atenção principalmente nos itens preço, quilometragem e fotos.
Tendo isso em mente, apenas não se esqueça de seguir as dicas abaixo, na hora de comprar um carro pela internet:
- Desconfie de ofertas exageradas. Preços muito baixos sugerem desonestidade, então tenha um padrão no qual se basear. A dica é consultar a tabela fipe e as estatísticas de sites especializados em veículos.
- Nunca realize nenhum pagamento ou parcela dele sem antes conferir a integridade do vendedor. Antes disso procure saber se o automóvel existe e se é fiel ao anúncio, e só então comece a negociar valores.
- Pesquise sobre o vendedor. Descubra se ele possui endereço físico, CNPJ válidos e reclamações em órgãos de defesa ao consumidor, como o PROCON.
- Cuidado com anunciantes que afirmam que os preços baixos são porque os carros são frutos de sorteios, brindes e presentes. Isso pode ser um truque que lhe garantirá dívidas futuras.
- Não forneça seus dados ou efetue compras através de computadores públicos, como os de Lan House.
- Marque um encontro com o anunciante para que você analise bem o carro antes de efetivar a compra, se não peça para o vendedor gravar vídeos e fotos detalhadas do veículo.
- Se o carro for usado, solicite os comprovantes de pagamento de impostos como IPVA e DPVAT.
- Preste atenção na quilometragem do veículo, pois esse é um dos pontos mais importantes. Por exemplo, um carro 2008 com 20 mil km chama a atenção. Às vezes, o motorista realmente usou pouco, foi o único dono, fez todas as revisões e está tudo certo. Mas também pode ter acontecido uma adulteração no velocímetro, que está marcando menos do que deveria e isso é crime. Para evitar enganos, a motorista deve levar em conta a quilometragem do veículo comparada ao seu estado de conservação. Se os pneus e estofado parecerem muito gastos e a quilometragem estiver baixa, é melhor desconfiar.
- E, por fim, preste atenção se as fotos são fieis ao veículo e possuem boa qualidade. Quanto mais fotos o site disponibilizar, melhor, pois isso dificulta a manipulação. Quem quer vender bem vai se dar ao trabalho de colocar detalhes, como câmbio, teto, trio elétrico, som, coisas que enaltecem a venda. Se o carro diz que tem, mas não tem foto, há algo errado.
Agora, se você já está pronto, é só acessar o Portal Chaves na Mão e começar a negociação!