A Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) inicia nesta terça-feira (02) a instalação de um projeto para pegar os “espertinhos” no trânsito. Radares serão instalados em determinadas vias da cidade para medir a velocidade média dos motoristas nos trechos entre dois equipamentos. A medição é calculada pelo tempo que o motorista leva para percorrer a distância.
O projeto passará por uma fase de testes e não será aplicado multa para quem ultrapassar o limite. Os equipamentos utilizados, da empresa Consilux, são do mesmo modelo adotado para medir o excesso de velocidade nas ruas, mas operando com a função extra no cálculo da velocidade média.
O primeiro local selecionado para os testes é a Avenida Fredolin Wolf. Serão instalados dois pares de radares, nos dois sentidos da via, para medir a média dos veículos em uma distância de 950 metros da via. Os testes na avenida devem durar 90 dias.
Se o motorista, por exemplo, trafegar a 60 km/h, ele deverá percorrer os 950 metros em 57 segundos. Qualquer tempo abaixo do estipulado significa que ele andou acima da velocidade permitida.
A autuação por excesso de velocidade através do cálculo de velocidade média não está prevista no Código Brasileiro de Trânsito. A proposta será estudada por especialistas do setor, debatida e aprovada pelas câmaras temáticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para depois ser incluída na legislação de trânsito do País.
Confira matéria da RICTV Record:
https://pr.ric.com.br/ric-noticias/videos/radares-irao-medir-velocidade-media-dos-veiculos-em-rua-de-curitiba/