A mudança da taxa de imposto foi definida na Câmara de Vereadores. (Foto: Reprodução/RICTV)

Os valores do ajuste variam a partir de 200% até quase 800% em comparação com os valores cobrados em 2017

Moradores de São Pedro do Iguaçu, no oeste do Paraná, município com pouco mais de seis mil habitantes estão revoltados com o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Em alguns casos, a diferença em relação ao valor cobrado em 2017 foi de quase 800%.

Leia também: Conta de luz fica mais cara no Paraná

Além da revolta, os habitantes estão assustados e não sabem como irão pagar o imposto. “Nossa eu fiquei chocada. Pensei: como eu vou pagar esse IPTU?” conta a empregada doméstica Maria de Fátima Dutra. Agora, a comunidade se juntou para tentar encontrar uma solução em relação aos aumentos de 200%, 400% e, em alguns casos, quase 800%.

Leia também: Professor em licença médica é flagrado na Copa da Rússia

A mudança da taxa de imposto foi definida na Câmara de Vereadores. O que os moradores não sabiam era o tamanho do reajuste. “A população sabia que na Câmara de Vereadores ia ser passado esse projeto para subir o IPTU da região, mas a gente jamais calcularia que iria vir esse absurdo”, afirma Valdir Ribeiro, comerciante.

Leia também: Justiça ouve testemunhas sobre morte da youtuber Isabelly

A Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu informou à equipe de reportagem da RICTV Oeste que não irá dar entrevistas e nem se pronunciar por nota sobre o assunto. A única informação, repassada por telefone, foi de que há 25 anos não havia atualização do valor venal dos imóveis do município e, agora, o atual prefeito resolveu que isso deveria ser feito.  

*Com informações de Vagner Krazt, repórter da RICTV Oeste

Assista à reportagem completa: