Curitiba - O secretário municipal da Educação de Curitiba, Jean Pierre Neto, afirmou nesta terça-feira (2) que a prefeitura estuda a instalação de catracas com reconhecimento facial em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede pública.

Curitiba pode adotar câmeras e reconhecimento facial nas escolas
A ideia é colocar em 100% das creches até o final de 2025 (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Conforme o secretário, a contratação deve ser concluída até o fim deste ano, para que a tecnologia esteja implementada em 100% das unidades. A informação foi revelada com exclusividade em entrevista ao Pan News Curitiba.

“Não existe monitor em todas as escolas hoje, mas até o final deste ano nós pretendemos fazer essa contratação para que nós tenhamos esse monitoramento em 100% das escolas e o reconhecimento também em 100% das escolas, buscando também informar os pais, né, em tempo real, no momento em que a criança entra e no momento em que a criança sai da escola”, explicou.

Como vai funcionar o reconhecimento facial nas escolas 

Jean Pierre explicou que o sistema permitirá identificar cada estudante no momento da entrada e saída das instituições, trazendo mais segurança e controle às famílias e à comunidade escolar. Além disso, o secretário informou que o foco inicial são as creches que atendem crianças pequenas de zero a 5 anos. 

“Além do reconhecimento facial, a iniciativa busca monitorar dados de segurança e já houve uma redução em incidentes como arrombamentos e vandalismo”, detalhou.

Além do reconhecimento facial nas escolas de Curitiba, o secretário falou sobre investimentos da gestão atual em novas creches e também na redução de filas por vagas. 

“Há um compromisso de construir 36 novas creches municipais e um sistema de credenciamento de instituições filantrópicas e privadas, onde o município financia as vagas para aproximadamente 13.000 crianças. Essas medidas conjuntas já resultaram em uma diminuição de 15% na fila de creches em comparação ao ano anterior, demonstrando um progresso significativo rumo ao objetivo de atender 100% das crianças”, concluiu.

Vídeo: secretário explica projeto de reconhecimento facial em escolas

Jean Pierre concedeu entrevista ao Pan News Curitiba (Vídeo: Jovem Pan News Curitiba)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.