A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através da Rede de Proteção Animal, vai promover neste sábado (17), no bairro Tatuquara, em Curitiba, mais uma edição do Amigo Bicho, com microchipagem gratuita para cães e gatos e avaliação para o programa de castração.

Será das 9h às 15 horas, na Escola Municipal Dona Pompilia (Rua Jovenilson Américo de Oliveira  nº 2795).

Para fazer a microchipagem, o dono do animal precisa comprovar que mora em Curitiba – o que pode ser feito com apresentação de conta de luz, água ou telefone – e apresentar RG e CPF.

“O processo é rápido e indolor. O microchip, aplicado no dorso, contém informações sobre o animal e dados do responsável, facilitando a recuperação em caso de roubo ou fuga” explica o diretor de pesquisa e conservação da fauna, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Biondo.

Balanço

O programa Amigo Bicho fez microchipagem em 220 animais no mês de março. Desde o início do ano passado, o programa da Prefeitura identificou quase 3 mil animais com microchip.

A Rede de Proteção Animal realizou até abril deste ano um total de 1.963 castrações de cães machos e fêmeas nas três clínicas conveniadas pela Prefeitura de Curitiba. As castrações foram agendadas após microchipagem, vacinação e exame clínicos feitos por médicos veterinários da prefeitura e do programa de residência em medicina veterinária do coletivo da UFPR.

Do total de cirurgias realizadas no período, foram 989 feitas para famílias em vulnerabilidade (50,4%) e 974 para protetoras dos animais (49,6%), respeitando a decisão de fóruns da Proteção Animal, tomada em fevereiro e março de 2013, de equilíbrio entre os dois segmentos de demanda social.

O abandono de animais é crime em Curitiba (Lei Municipal Contra Maus Tratos nº13.908/2011), no Paraná (Código Estadual de Proteção aos Animais, Lei Estadual no14.037/2003) e no Brasil (Lei Federal de Crimes Ambientais  9.605/2008).