O Atados é uma rede social para impulsionar o voluntariado. O lançamento da rede que reúne informações sobre instituições da capital paranaense está programado para esta sexta-feira (21) e no sábado (22).
Fundada em São Paulo, a rede nasceu da ideia de quatro jovens universitários que perceberam a dificuldade de encontrar informações sobre trabalhos voluntários adequados aos seus perfis. Os estudantes decidiram criar uma rede social para realizar a ponte entre as pessoas que querem prestar serviços voluntários e as instituições que precisam de apoio.
Atualmente, o site conta com aproximadamente 200 ONGs cadastradas e uma plataforma dinâmica e moderna, que promete ganhar espaço entre o público jovem.
De acordo com uma pesquisa do IBOPE Inteligência, apenas 18% da população brasileira já realizou algum trabalho voluntário, número bem abaixo da média mundial, de 36%. A dificuldade para encontrar trabalhos voluntários, somada ao número de pessoas despreocupadas com as causas sociais, fez com que André Cervi, Bruno Tataren, Daniel Morais e Luis Madaleno, graduandos em Administração de Empresas na FEA-USP, se unissem a fim de criar um espaço online para ajudar a ampliar o número de voluntários na cidade de São Paulo. Brian Baldrati, graduando em Psicologia da Universidade Positivo e amigo de infância de um dos fundadores de São Paulo, é o responsável pela atuação do Atados em Curitiba.
“Muita gente quer realizar trabalho voluntário, mas não sabe por onde começar. O Atados surgiu com a ideia de centralizar as oportunidades e facilitar o acesso dos interessados às informações”, conta Daniel Morais. Por meio da plataforma do site, é possível filtrar as oportunidades de voluntariado das instituições parceiras por assuntos de interesse (educação, meio ambiente, saúde e cultura, por exemplo) e por público atendido (crianças, jovens, idosos, entre outros) e por localização. A navegação simples e a integração com outras redes sociais proposta pelo Atados promete chamar atenção dos jovens e ampliar o número de colaboradores com as causas sociais.
O Atados não cobra nada para se filiar ao site. A ideia da rede social é somente aproximar as pessoas que tem interesse em se voluntariar das organizações, que são carentes de voluntários comprometidos. Atualmente, o Atados conta com aproximadamente 250 vagas de voluntariado e 200 ONGs inscritas na plataforma. A expectativa é que esses números sejam triplicados até o final de 2013.
Em Curitiba
Na capital, o Atados começa funcionando com 30 instituições cadastradas e com cerca de 60 vagas de voluntariado disponíveis. “A ideia é aumentarmos bastante esse número até o fim do ano e mantermos um contato bem próximo com todas as instituições cadastradas na plataforma”, diz Brian Baldrati.
Para conhecer o site clique aqui.