De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, haverá operações principalmente no período da noite, próximo a bares e casas noturnas da capital. A intenção é reduzir os acidentes de trânsito com uma fiscalização intensiva.
Educação – Na primeira etapa, de conscientização dos motoristas, promotores e educadores do Detran percorreram estabelecimentos para um descontraído bate-papo, que estimula o uso de táxis e da carona solidária, com alguém habilitado que não tenha ingerido álcool.
Os motoristas também eram convidados a participar de jogo virtual que simulava a perda das habilidades de direção, mediante a escolha de tipos e doses de bebidas alcoólicas, e recebiam panfletos informativos e bafômetros descartáveis.
A campanha “Se Liga no Trânsito” teve início em Curitiba em 5 de setembro e passou por Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, cidades com os maiores índices de acidentes de trânsito no Paraná. Dirigir com volume de álcool superior a 6 decigrama por litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena seis meses a três anos de prisão.