A fiscalização para inibir motoristas a dirigir após consumir bebidas alcoólicas será intensificada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em Curitiba, e pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, em outras cidades. Esta é a fase posterior à campanha educativa “Se Liga no Trânsito”, promovida pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). O tema foi discutido pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), da Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, haverá operações principalmente no período da noite, próximo a bares e casas noturnas da capital. A intenção é reduzir os acidentes de trânsito com uma fiscalização intensiva.

Educação – Na primeira etapa, de conscientização dos motoristas, promotores e educadores do Detran percorreram estabelecimentos para um descontraído bate-papo, que estimula o uso de táxis e da carona solidária, com alguém habilitado que não tenha ingerido álcool.

Os motoristas também eram convidados a participar de jogo virtual que simulava a perda das habilidades de direção, mediante a escolha de tipos e doses de bebidas alcoólicas, e recebiam panfletos informativos e bafômetros descartáveis.

A campanha “Se Liga no Trânsito” teve início em Curitiba em 5 de setembro e passou por Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, cidades com os maiores índices de acidentes de trânsito no Paraná. Dirigir com volume de álcool superior a 6 decigrama por litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena seis meses a três anos de prisão.

Fim de semana – Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Operação Curta a Vida, da Polícia Militar, realizou 660 testes de alcoolemia em todo o Estado. Cinco pessoas foram presas por embriaguez ao volante. De acordo com a PM, seis testes apontaram álcool além do permitido no sangue, o que resultou nas cinco prisões, além de 398 autuações (multas). Foram vistoriados 1.868 veículos, dos quais 73 ficaram retidos por alguma irregularidade.