Ondas de até seis metros destruíram parte da orla de alguns municípios

Moradores e comerciantes do litoral do Paraná foram surpreendidos por uma forte ressaca na madrugada deste sábado (29). O mar invadiu ruas, casas e estabelecimentos comerciais, deixando um rastro de sujeira e destruição nas ruas próximas da orla. Cidades como Matinhos e Guaratuba tiveram parte do calçamento arrancado pela força da água. Na Ilha do Mel e na Ilha de Superagui, residências e comércios foram danificados.

De acordo com informações do Simepar, o mar segue bastante agitado em toda costa Sul e Sudeste do País neste sábado e domingo, inclusive com risco de novas ressacas no litoral paranaense. Segundo a Capitania dos Portos do Paraná as ondas podem chegar até seis metros de altura.

Temperatura sobe

O final de semana segue com influência da massa de ar frio presente no Sul do Brasil. Com isto a previsão é de tempo estável, com a nebulosidade variando um pouco mais no leste paranaense (entre a RMC e litoral). As temperaturas no sul, Campos Gerais e na região de Curitiba seguem tendência de queda, com chance para formação de geadas fracas em áreas de baixada. Nas demais regiões poucas nuvens, predomínio do sol e gradativa elevação das temperaturas durante o sábado. Os índices de umidade ficam bastante baixos à tarde em boa parte do interior.

O frio gradualmente vai perdendo força e com isso, neste domingo,  já não devem ocorrer temperaturas tão baixas no Estado. Os menores valores variam entre 7 e 9°C no centro-sul. Como o sol predomina na maioria das regiões paranaenses, aquece rápido, tanto que à tarde faz calor entre o oeste e o noroeste. Entre os Campos Gerais, RMC e litoral o dia amanhece com presença de algumas nuvens/nevoeiros, mas que perdem força ainda durante a manhã. No litoral não se descarta a ocorrência de algum chuvisco.