A forte ressaca que atingiu o litoral do Paraná nos últimos dias transformou a paisagem da praia nesta quarta (8) e quinta-feira (9). Em alguns trechos, a força do mar formou paredões de areia de até dois metros de altura, chamando a atenção de moradores e turistas que passaram pela orla de Matinhos neste início de semana.

O fenômeno é resultado da maré alta e da agitação marítima que também afetaram outras praias do Paraná e de Santa Catarina. De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), os degraus e desníveis na faixa de areia são consequência natural da movimentação do mar.
Em nota, o IAT explicou que o aparecimento desses paredões ocorre até mesmo em praias que não passaram por obras de engorda, processo em que a faixa de areia é ampliada artificialmente para conter o avanço do mar.
“A obra cumpriu seu papel ao segurar o movimento que atingiu o balneário. Antigamente, era comum que a força do mar destruísse calçadas e até mesmo pontos da avenida”, destacou o IAT.
A revitalização da orla de Matinhos, conduzida pelo IAT, foi finalizada há cerca de seis meses. Desde então, a manutenção do espaço passou a ser de responsabilidade da prefeitura municipal.
O portal Ric.com.br procurou a Prefeitura de Matinhos sobre quais medidas serão adotadas para corrigir o desnível e aguarda retorno.
Veja imagens do paredões de areia em Matinhos

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!