As apostas do mercado gastronômico em produtos personalizados não param de crescer no estado do Paraná. Tendo isso em vista, um restaurante de Curitiba resolveu apostar as fichas e brindar o estado com um produto 100% paranaense. Os dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) comprovam que o consumo de vinhos e espumantes no Brasil cresceu mais de 160%. Desses 160%, boa parte da produção industrial está no Paraná, o que certamente vem incentivando o investimento local ainda mais personalizado e exclusivo no setor dos espumantes.

De Curitiba para o mundo

Além disso, conforme o Ibravin, os espumantes brasileiros conquistaram quase 1,7 mil medalhas só nos últimos dez anos. No Paraná, por exemplo, a indústria Família Zanlorenzi já coleciona cerca de 60 medalhas no setor dos vinhos e espumantes, o que aponta a forte representatividade que o estado vem conquistando no Brasil e mundo afora: tim tim, Paraná!

brinde espumantes
Espumantes brasileiros conquistaram quase 1,7 mil medalhas só nos últimos dez anos. (Foto: Pixabay)

Para Giorgio Zanlorenzi, vice-presidente do Sindicato da Indústria de Cerveja de Alta e Baixa Fermentação, da Cerveja e de Bebidas em Geral, do Vinho e Águas Minerais do Estado do Paraná (Sindibebidas), o estado tem hoje espumantes cada vez mais qualificados.

“Temos a [vinícola] Fardo, a Franco Italiano, a Cave Colinas de Pedra, a Zanlorenzi, a Rh, a Araucária, todas com espumantes de altíssima qualidade e com várias premiações”, ressalta.

Para ele, a qualidade dos produtos somada aos esforços dos industriais do setor fazem com que os produtos do Paraná comecem a ganhar espaço e notoriedade: “o espumante paranaense vai se consolidando no setor e começa a aparecer no mapa da vitivinícola do Brasil”, acrescenta. E os números comprovam. O Paraná já responde por quase 10% de tudo que é produzido no país, com quase 1,5 milhão de litros da bebida por ano. Um orgulho!

Restaurante de Curitiba cria espumante com rótulo personalizado

O restaurante de Curitiba Terrazza 40 é um grande nome no setor gastronômico local, e certamente vem acompanhando a crescente expansão dos números dos espumantes paranaenses. Para bons entendedores, uma garrafa bem trabalhada e exclusiva bastam.

Terrazza 40

Em um dos pontos mais altos da capital paranaense, na cobertura do edifício Champagnat Tower, uma tendência nasceu a 1.050 metros acima do nível do mar: os espumantes SkyCuritiba, marca que pertence ao já conhecido Terrazza 40, um restaurante que contempla um observatório panorâmico que enche os olhos de turistas e curitibanos. 

SkyCuritiba
Em 2019, foram engarrafadas 600 unidades do espumante SkyCuritiba, do restaurante curitibano Terraza 40. (Foto: Renata Nicolli, editora do RIC Mais)

No mesmo edifício, três empreendimentos do mesmo grupo evidenciam a indústria de vinhos e espumantes paranaenses e brasileiros. 

No menu da Confeitaria Curitibana, do Terrazza 40 e do Bistrô Romântico, os clientes encontram pelo menos 98 rótulos nacionais dos 320 disponíveis.

De acordo com Marcelo Stebner Campos, sócio-proprietário dos empreendimentos, a venda de espumantes e vinhos brasileiros já somam 40% no restaurante. 

Dessa maneira, para continuar incentivando o consumo de rótulos brasileiros, a carta de vinhos do local resolveu criar dois espumantes personalizados: a Cuvée Terrazza na versão extra-brut e vintage.

O projeto de ter rótulos próprios que representassem o Paraná começou em 2017 com a seleção de vinícolas parceiras. O objetivo é de que até final de 2020 a casa tenha um total de oito rótulos: três espumantes, três tintos, um branco e um rosé.

Para dar cor, sabor e personalização, o primeiro parceiro do SkyCuritiba foi a Vinícola RH, localizada em Mariópolis, no sudoeste do Paraná. Em 2019, conforme Marcelo, serão engarrafadas 600 unidades.

SkyCuritiba
Para presentear: garrafas vem em caixas individuais de madeira e são vendidas a R$ 124. (Foto: Renata Nicolli, editora do RIC Mais)

O primeiro espumante, a Cuvée Terrazza Extra-Brut, é mais jovem e tem acidez na medida.

Já o segundo rótulo, a Cuvée Terrazza Vintage, é um Blanc-de-Blanc produzida somente com uvas Chardonnay da Safra 2013, feito no método tradicional.

Conforme Marcelo, que além de sócio-proprietário dos estabelecimentos é sommelier, o espumante ficou 60 meses em contato com a leveduras até ser feito o degorgement, em março de 2019.

“É um vinho com grande frescor e acidez em boca,com notas de castanhas e amêndoas provenientes do longo tempo de guarda”.

Marcelo Stebner Campos
Marcelo Stebner Campos, sócio-proprietário do Terrazza 40, Confeitaria Curitibana e Bistrô Romântico. (Foto: Renata Nicolli, editora do RIC Mais)

Para os clientes que forem até o espaço e quiserem levar os espumantes pra casa, as garrafas vem em caixas individuais de madeira e são vendidas a R$ 124.

Para Marcelo, a indústria de espumantes paranaenses vai ser muito forte com o decorrer do tempo. “Estão sendo feitos muitos testes com plantios de uvas em muitas regiões do Paraná, pra gente encontrar a tipicidade ideal, pra gente ter um produto característico local. […]. É um estado jovem ainda nessa característica do plantio de vinhos finos, comparado com outras regiões do Brasil, porém já tem apresentado esse potencial e até mesmo prêmios. A indústria de vinhos do Paraná tende a crescer, muito provavelmente vão aparecer novos produtores, novas pequenas produções, pessoas plantando uvas e comercializando para as atuais vinícolas que, provavelmente, vão gerar produtos interessantes para a gente competir mesmo no nível Brasil”, explica o sommelier. 

Veja a entrevista completa com Marcelo Stebner Campos!

https://www.youtube.com/watch?v=3Ji-xIjfL1w&feature=youtu.be