O Rio Belém passará por um processo de desassoreamento, limpeza de margens e retirada de entulhos, a partir desta terça-feira (8), prevenindo enchentes e alagamentos causadas pelas chuvas de verão nos bairros do Boqueirão e Uberaba, em Curitiba.

“A intervenção trará melhoria na vazão das águas fluviais”, explica o administrador regional do Boqueirão, Augusto Meyer Neto. A limpeza e desassoreamento compreendem um trecho de 1,1 mil metros ao longo do Rio Belém, entre a Rua Bley Zorning e o Rio Iguaçu.

Entre outros equipamentos, as equipes que atuam no local utilizam quatro escavadeiras para retirar entulhos das margens, além de barcos, que ajudam na limpeza das águas. A ação é um esforço conjunto entre as secretarias municipais de Obras Públicas, do Meio Ambiente e das regionais do Boqueirão e do Cajuru.

Segundo o coordenador técnico da regional do Cajuru, Jair Evangelista, apenas no bairro Uberaba aproximadamente 18 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com a obra.

“Alguns loteamentos, como a Vila Lorena e o Conjunto Residencial Primavera, são frequentemente vítimas de alagamentos, problema que será minimizado com esta intervenção”, diz o coordenador técnico. Segundo Meyer Neto, aquela região possui histórico de enchentes, o que motivou a ação preventiva antes da chegada do próximo verão.

A Prefeitura de Curitiba solicita à população que colabore com a manutenção da limpeza nos rios e em suas margens. Denúncias sobre descarte irregular de lixo nestas áreas podem ser feitas pelo telefone 156.