Curitiba - Alguns comércios e imóveis já começaram a ser desapropriados nesta terça-feira (14), no Centro de Curitiba, para a implantação da Rua da Memória, na Travessa Nestor de Castro. O trânsito na região terá mudanças devido ao bloqueio devido às obras. Além disso, alguns pontos de ônibus também vão ser realocados.

Rua da Memória, na Travessa Nestor de Castro
Rua da Memória, no Setor Histórico de Curitiba, vai conectar história e cultura (Foto: divulgação)

Conforme a Prefeitura de Curitiba, foram realizadas cinco desapropriações de imóveis ao longo da Travessa Nestor de Castro. Segundo a nota, desses cinco, três foram integralmente desapropriados.

“Os cinco imóveis que foram parcial ou totalmente desapropriados pela Prefeitura de Curitiba foram declarados de utilidade pública em 2022, para a implantação da Rua da Memória, na Travessa Nestor de Castro.

Dos cinco imóveis, três foram integralmente desapropriados e estão sob determinação judicial para desocupação dos inquilinos e cumprimento do mandado de imissão de posse em favor do Município, que ajuizou as ações entre 2023 e 2024″, disse a prefeitura.

Rua da Memória

A Rua da Memória está conectada às ações de revitalização da região central, dentro do projeto Curitiba de Volta ao Centro. A estrutura vai fazer a ligação entre o Memorial de Curitiba e a Casa da Memória, unindo espaços multiculturais que preservam a história e o patrimônio cultural de Curitiba.

A intervenção vai contribuir para a recuperação urbana da região central e a valorização da arquitetura de prédios e monumentos por toda a capital. Também vai fortalecer a mobilidade ativa, com calçadas e estrutura cicloviária integradas a um sistema de transporte coletivo”, disse a nota.

Contudo, comerciantes lamentaram a decisão, já que alguns deles tinham comércios na região há décadas. Eles relataram para o repórter Kainan Lucas, da Ric RECORD, que o processo de indenização ainda nem começou, mas a retirada foi feita.

GM realiza desapropriação no local das obras da rua da memória
Comerciantes reclamam de prazo estipulado pela prefeitura (Foto: Kainan Lucas / Ric RECORD)

Rua da Memória: obras afetam trânsito em Curitiba

As obras na Travessa Nestor de Castro para a Rua da Memória afetaram o trânsito no centro de Curitiba. Duas faixas foram bloqueadas da Rua Barão do Serro Azul até a Rua do Rosário – e o bloqueio total da Rua do Rosário, entre a Travessa Nestor de Castro até a Rua Treze de Maio, também foi realizado.

“A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai realocar temporariamente alguns pontos de ônibus a partir das 8h da manhã desta terça-feira (14/10) na Travessa Nestor de Castro. São 22 abrigos cujas linhas terão embarque e desembarque compartilhados com outras na mesma rua. As linhas com pontos transferidos são 901-Santa Felicidade e 972-Jd.Itália, 989-Mad. Santa Felicidade, 168-Raposo Tavares e 166-V.Nori. Elas utilizarão os abrigos localizados na frente do painel de Poty Lazzarotto, que atendem as linhas 169-Jd. Kosmos, 176-Pq. Tanguá, 160-Jd. Mercês/Guanabara; 164- Raquel Prado/PUC e 175- Bom Retiro/PUC”, disse a prefeitura.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.