Curitiba - Alguns comércios e imóveis já começaram a ser desapropriados nesta terça-feira (14), no Centro de Curitiba, para a implantação da Rua da Memória, na Travessa Nestor de Castro. O trânsito na região terá mudanças devido ao bloqueio devido às obras. Além disso, alguns pontos de ônibus também vão ser realocados.

Conforme a Prefeitura de Curitiba, foram realizadas cinco desapropriações de imóveis ao longo da Travessa Nestor de Castro. Segundo a nota, desses cinco, três foram integralmente desapropriados.
“Os cinco imóveis que foram parcial ou totalmente desapropriados pela Prefeitura de Curitiba foram declarados de utilidade pública em 2022, para a implantação da Rua da Memória, na Travessa Nestor de Castro.
Dos cinco imóveis, três foram integralmente desapropriados e estão sob determinação judicial para desocupação dos inquilinos e cumprimento do mandado de imissão de posse em favor do Município, que ajuizou as ações entre 2023 e 2024″, disse a prefeitura.
Rua da Memória
A Rua da Memória está conectada às ações de revitalização da região central, dentro do projeto Curitiba de Volta ao Centro. A estrutura vai fazer a ligação entre o Memorial de Curitiba e a Casa da Memória, unindo espaços multiculturais que preservam a história e o patrimônio cultural de Curitiba.
A intervenção vai contribuir para a recuperação urbana da região central e a valorização da arquitetura de prédios e monumentos por toda a capital. Também vai fortalecer a mobilidade ativa, com calçadas e estrutura cicloviária integradas a um sistema de transporte coletivo”, disse a nota.
Contudo, comerciantes lamentaram a decisão, já que alguns deles tinham comércios na região há décadas. Eles relataram para o repórter Kainan Lucas, da Ric RECORD, que o processo de indenização ainda nem começou, mas a retirada foi feita.

Rua da Memória: obras afetam trânsito em Curitiba
As obras na Travessa Nestor de Castro para a Rua da Memória afetaram o trânsito no centro de Curitiba. Duas faixas foram bloqueadas da Rua Barão do Serro Azul até a Rua do Rosário – e o bloqueio total da Rua do Rosário, entre a Travessa Nestor de Castro até a Rua Treze de Maio, também foi realizado.
“A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai realocar temporariamente alguns pontos de ônibus a partir das 8h da manhã desta terça-feira (14/10) na Travessa Nestor de Castro. São 22 abrigos cujas linhas terão embarque e desembarque compartilhados com outras na mesma rua. As linhas com pontos transferidos são 901-Santa Felicidade e 972-Jd.Itália, 989-Mad. Santa Felicidade, 168-Raposo Tavares e 166-V.Nori. Elas utilizarão os abrigos localizados na frente do painel de Poty Lazzarotto, que atendem as linhas 169-Jd. Kosmos, 176-Pq. Tanguá, 160-Jd. Mercês/Guanabara; 164- Raquel Prado/PUC e 175- Bom Retiro/PUC”, disse a prefeitura.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui