Moradores da rua Sebastião Lustosa de Freitas, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, têm relatado um incomodo em comum em relação a passagem de caminhões pesados no local. À RICtv, a população contou sobre o perigo e a poluição sonora constante que essa rota alternativa dos caminhoneiros tem gerado na região há cinco anos.

“Esse trânsito com os caminhões põe em risco a vida das crianças e dos idosos. Está muito perigoso”,

disse a aposentada Lígia Albretch ao Balanço Geral.

Conforme apurado pela equipe do Balanço Geral Curitiba, mesmo com placas no local indicando que a passagem de caminhões com mais de 10 toneladas é proibida, a regra não é seguida. Isso porque, através dessa rua, caminhoneiros acessam o contorno norte de maneira mais rápida, e condutores que já estão na rodovia, acessam municípios próximos cortando o caminho.

Segundo a população, o movimento é constante, mas entre das 5h às 7h e das 16h às 19h, a situação se intensifica. A população pede que essa realidade seja vista pelas autoridades públicas, a fim de melhorar a segurança e a qualidade de vida dos moradores.

“Tem que ter alguma forma de bloqueio. Eu sugeri um portal, porque normalmente, esses caminhões são altos e eles acabam prejudicando a nossa rede de telefone e internet”

desabafou o morador Wesley de Souza.

Até o momento, após o abaixo-assinado feito pela vizinhança, a única alternativa dada aos moradores foram placas que não são respeitadas.