Deposit Photos

Infelizmente, é comum ouvirmos notícias sobre furto e roubo a todo o momento. Ninguém, por mais protegido que esteja, está a salvo de perder seus bens materiais, incluindo o veículo. Veja como agir em caso de furto ou roubo do seu veículo.

Infelizmente, é comum ouvirmos notícias sobre furto e roubo a todo o momento. Ninguém, por mais protegido que esteja, está a salvo de perder seus bens materiais, incluindo o veículo.

Independentemente de qualquer coisa, os riscos existem e o motorista precisa saber como agir frente a uma situação como essa.

Você já sabe o que deve fazer caso o seu carro seja furtado ou roubado? Caso não, prossiga a leitura desse artigo e entenda quais as medidas a serem tomadas.

Roubo X Furto

Primeiramente, é importante que você saiba diferenciar uma ocorrência de furto de uma de roubo. Apesar de os termos serem sinônimos e utilizados para tanto, seus significados apresentam uma sutil diferença, que deve ser considerada para o registro do evento.

O furto acontece, portanto, quando o veículo é levado sem que o proprietário perceba ou esteja presente. Já o roubo consiste na retirada do bem por meio de violência ou sob grave ameaça, quando há abordagem do assaltante, por exemplo.

Saiba o que fazer

Antes de agir, por mais difícil que seja, mantenha a calma. Eu conheço o tamanho da apreensão de passar por uma situação como essa, mas lhe asseguro que é preciso estar atento para fazer todo o procedimento de forma correta.

Sem dúvida, as chances de você recuperar seu carro serão muito maiores se você souber como agir nesse momento e não deixar passar nenhum detalhe. Do contrário, a situação pode tornar-se ainda mais desgastante.

Faça um B.O

O primeiro passo mais importante a dar é, assim que notar o acontecimento, ligar para a polícia para informar sobre o ocorrido e, em seguida, fazer um boletim de ocorrência (B.O) junto à delegacia de polícia mais próxima ou pelo sistema online da polícia civil, a fim de registrar a ocorrência e facilitar as buscas ao veículo.

É importante, também, informar todos os pertences e documentos que estavam dentro do veículo, assim como as características do carro, cor, modelo, placa, horário e local em que o furto ou roubo ocorreu e possíveis particularidades. Se houver testemunhas na ocasião, melhor ainda, pois cada informação é muito útil nesse momento.

Acione o seguro

Acione a seguradora, caso o seu carro seja assegurado, o mais rapidamente possível, para que o seu veículo possa ser recuperado ou para que você seja indenizado.

Será preciso comprovar que o carro foi roubado para ter acesso ao plano contratado, o qual deverá ter incluso outro veículo para uso, caso haja problemas com o seu.

O B.O servirá como prova, pois será o único documento que comprovará o ocorrido com o veículo.

Sobre os documentos e pertences contidos no automóvel, a maioria dos seguros não conta com o ressarcimento pelos objetos em questão, mas caso você tenha contratado um plano com adicional que inclua os equipamentos eletrônicos, por exemplo, eles serão considerados para a indenização.

A seguradora informará os documentos necessários para comprovar o evento ocorrido com o carro e, normalmente, terá um prazo de até 30 dias para localizá-lo ou para que você seja indenizado.

Esses documentos podem variar dependendo da seguradora, mas geralmente são solicitadas informações sobre o ocorrido, então você precisará contar, se possível em detalhes, o que aconteceu. Provavelmente será pedido, também, o documento do veículo, carteira de motorista e apólice.

Mesmo que o certificado de registro do veículo tenha sido levado durante a ação, se você possuir uma cópia, ela é aceita.

Informe a situação ao DETRAN

É possível, ainda, com o B.O em mãos, informar, ao DETRAN, que você não está com o veículo. Nesse caso, ficará registrado que qualquer situação em que o veículo seja envolvido não será de sua responsabilidade.

Se o seu carro for recuperado

Assim que seu carro for localizado, você será informado. Mediante apresentação de toda a documentação necessária para fins de comprovação de propriedade, você poderá reaver seu veículo sem problemas.

Caso você já tenha sido indenizado pela seguradora, o veículo encontrado provavelmente ficará sob a posse da empresa em questão.

Se o veículo for recuperado antes de a indenização ser efetuada, é provável que sejam avaliados os danos do carro e ressarcidos em seus custos, não sendo necessário, para isso, acionar a indenização.

Por isso, é muito importante que você sempre solicite todas as especificações referentes ao plano contratado, de forma que você esteja ciente do que acontecerá caso uma situação como essa ocorra.

Não carregue os documentos no carro

A dica que deixo para você é: nunca deixe os documentos como CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) ou CRV (Certificado de Registro do Veículo) dentro do carro.

De fato, você precisa portar o documento do veículo (CRLV) para não ser multado, mas nada de deixá-lo no porta-luvas quando sair.

Leve-o na carteira ou na bolsa, pois se você tiver o veículo roubado ou furtado, há o risco de transferirem a propriedade do carro.

Mesmo que você registre a ocorrência, eliminando sua responsabilidade sobre futuras multas, é melhor evitar a dor de cabeça.

O risco de perdê-lo existe de qualquer forma, mas se for perdido sem o carro, o problema não é tão grande.

Tirar cópias dos documentos ou ter arquivos digitais com cada um deles também é uma ótima maneira de evitar a perda total da documentação.

Você já passou pela situação de ter seu veículo roubado ou furtado? Como fez para resolver a situação? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo com os amigos!

Veja mais: